Superintendência Regional do Trabalho realiza audiência pública para debater o “O Papel da Mulher no Mercado de Trabalho e Ações Superadoras”

Como parte da agenda alusiva ao Dia Internacional da Mulher (07 a 11 de março) a  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, realizou na manhã de ontem (10/3) uma Audiência Pública com o tema  “O Papel da Mulher no Mercado de Trabalho e Ações Superadoras”.

O evento teve início às 9:00hs e foi  realizado no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná.

Participaram do painel a desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, vice-presidente do TRT do Paraná, a auditora fiscal do trabalho SRTE/PR Luize Surkamp, a procuradora do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região Mariane Josviak e a assessora especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Rosane da Silva.

Depois de anos de luta por um espaço digno, cada vez mais as mulheres vêm conquistando um espaço maior no mercado de trabalho e participando ativamente dos segmentos profissionais, mas ainda faltam políticas para tornar essa ascensão mais justa e igualitária.

Entre as bandeiras defendidas está a luta pela igualdade salarial entre homens e mulheres para cargos iguais. De acordo com dados do Dieese, elas ganham 30% menos do que os homens que ocupam a mesma posição.

A garantia de emprego é outra dessas bandeiras. Pesquisas recentes demonstraram que as mulheres foram as que mais perderam empregos na crise. Quando o empregador tem que diminuir o quadro de funcionários, elas são as primeiras a serem dispensadas.

Devemos assim participar, discutir e propor soluções para estes e muitos outros pontos relativos à mulher dentro da sociedade.

A luta é de todos!

Curitiba, 11 de março de 2016

Com: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná

Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa- Fesmepar

News Reporter