ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA: Sindicatos filiados aprovam Prestação de Contas da Fesmepar

A Fesmepar realizou nesta segunda-feira (15/4), Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas que reuniu diretores da entidade e diretores de sindicatos de servidores públicos municipais associados à entidade.

 

Iniciando a Assembleia, o Secretário Geral da Fesmepar e presidente do SISMUDI (Diamante D’Oeste), Marcos Aurélio Mocellin, fez a leitura do Edital de Convocação, conforme veiculado, e deu início aos trabalhos de apresentação dos itens pautados.

 

 

Durante a apresentação, o Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, deu as boas vindas a todos, e frisou que a Fesmepar desenvolve seu trabalho em nível municipal e estadual, além de estar presente nas discussões nacionais, como é o caso do Grupo de Trabalho Interministerial que reúne representantes dos trabalhadores e governo federal para a aprovação da Convenção 151.

“É sempre muito importante a presença de todos os diretores e líderes sindicais, vocês são o que há de mais importante para a Fesmepar. Nosso trabalho é desenvolvido com base nas demandas dos sindicatos associados, desde a base nos municípios menores até as regionais. A Fesmepar está sempre atenta ao trabalho e esforço dos sindicatos em, além de manter os direitos dos servidores, manter a luta para novas conquistas. Contem sempre com a Fesmepar para enfrentar as entraves e desafios que a representação sindical nos empoe dia a dia”, disse Luiz Carlos.

A diretora de Finanças da Fesmepar, que também e presidente do Sindicato dos Aposentados e Aposentadas do Paraná – SIAPPAR, Sonia Maria Marchi, parabenizou os sindicatos pelo trabalho de representação que tem realizado, além de falar do compromisso que cada diretor assume ao ser eleito como presidente do sindicato. “É muito gratificante ver o trabalho de cada sindicato, e poder contar com vocês é muito importante, nos engrandece enquanto entidade porque todos contribuem com suas experiências e trabalho, obrigada pela presença de todos”, disse Sonia Marchi.

O vice-presidente da Fesmepar e presidente do SINSEMAR (Marechal Cândido Rondon) Fernando Hubner frisou que as eleições municipais são de extrema importância para os servidores, já que a atuação do legislativo e executivo municipal afetam diretamente a vida dos servidores municipais. “Este ano mais uma vez devemos buscar a representação do trabalhador nas câmaras e, se possível, nas prefeituras. Embora muitas vezes o contato com a administração pública seja difícil, estamos sempre buscando o diálogo para manter um funcionalismo público de qualidade e que valorize os servidores, e isso só é possível com um bom relacionamento entre sindicato e administração. Nessas eleições, precisamos buscar a nossa representação com vereadores que entendam o dia a dia do servidor público e a importância desses trabalhadores na administração municipal”, disse Fernando Hubner.

A secretária da Mulher Marta dos Santos parabenizou pela participação das mulheres na assembleia, falando que a Fesmepar irá realizar no mês de maio (2024) o “10º Encontro de Mulheres”, que visa a valorização da mulher sindicalista. “Fico muito feliz com a presença das mulheres hoje, sabemos as dificuldades que nós enfrentamos no mundo sindical, e sendo mulher é ainda mais difícil já que é um lugar tradicionalmente masculino. O Encontro de Mulheres busca a valorização e reconhecimento das mulheres na sociedade e no meio sindical. Hoje estamos aqui mostrando que as mulheres podem chegar aonde elas quiserem, mas a luta pelo fortalecimento das mulheres também precisa ser abraçada pelos homens, vencendo o machismo e o preconceito, lutando contra o feminicídio e tantas outras questões”, disse Marya dos Santos.

O assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle falou sobre quentões jurídicas abordadas pelos diretores sindicais, como é o caso da representação das categorias e da abrangência de trabalho dos sindicatos de servidores municipais, além da judicialização de questões pontuais sugeridas pelos sindicatos, se colocando a disposição para novas discussões.

Ouvindo as demandas dos sindicatos, a diretora de finanças Sonia Marchi abriu espaço para que os líderes sindicais fizessem uma breve apresentação do sindicato que representa e as demandas dos servidores do município. Foram apresentadas a realidade das negociações, Plano de Carreira; Pagamento dos Pisos da Enfermagem e do Magistério além de questões jurídicas.

RELATÓRIO DE TRABALHO

diretora de finanças Sonia Maria Marchi, fez a apresentação dos trabalhos realizados junto aos sindicatos durante o período de junho de 2023 a abril de 2024. Foram expostas reuniões, palestras, encontros de sindicatos, manifestos e discussões realizadas pela Fesmepar e pelos sindicatos associados, além de uma breve apresentação do quadro de atuação da Fesmepar que orienta os sindicato nas demandas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego,nos processos de atualização de diretoria, alterações estatutárias e outras questões administrativas.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Em seguida, os diretores dos sindicatos filiados a Fesmepar acompanharam a apresentação do balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2023, que foi exposto pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle. Os dados foram exibidos em relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

Após a aprovação da prestação de contas, a diretora de finanças ressaltou que a Fesmepar trabalha com transparência, priorizando os serviços essenciais da entidade, buscando atender as demandas dos sindicatos como a realização dos cursos e capacitação, mas sempre com muita cautela para manter a entidade atuante mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo sindicalismo brasileiro desde a aprovação da Reforma Trabalhista que extinguiu a contribuição sindical.

 

Também estiveram presentes o diretor adjunto de finanças e presidente do SISMUCAF (Cafelândia) Leonel Clovis Lupatini; o secretário do organização sindical e presidente do SISMMAM (Mamborê) Edilson Lima Glovienka, o diretor da Fesmepar e presidente do SINDASSIS (Assis Chateaubriand) Maurício Daciulis além de presidentes e diretores sindicais de sindicatos de servidores públicos municipais associados a Fesmepar.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb|PR 10.959

News Reporter