Sinprefi e Unila realizam seminário sobre a educação pública no século XXI

 

As trajetórias de resistência e a educação popular na América Latina

 

O Sinprefi- Sindicato dos Professores de Foz do Iguaçu, em parceria com a Unila e o Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE) da Faculdade de Educação da UFMG, realizou  nos dias  27 e 28 de março,  o seminário “Limites e desafios da educação pública no século XXI: as trajetórias de resistências no Brasil atual”, que debateu pontos chave e desafios da educação pública do século XXI.

O seminário foi realizado na sede do SINEFI- Sindicato dos Eletricitários em Foz do Iguaçu e contou com mais de 350 educadores que participaram dos dois dias de palestras e debates.

Ministrada pelas Professoras da UAM—Xachimilos, México Eli Bartra e pela professora Luciana Praxedes, da UFMG, a palestra “Limites e desafios da educação pública do século XXI: As atuais trajetórias de resistência na era neoliberal” iniciou o evento destacando o desmonte da educação pública.

A presidente do Sinprefi, Maria Rice, agradeceu a presença e colaboração da Fesmepar e frisou que o Sinprefi espera poder participar e colaborar com a realização de palestras futuras, para levantar debates e discutir os rumos da educação pública no Brasil. “Os temas debatidos foram bastante proveitosos, as palestras foram de alto nível com temas relevantes que vieram ao encontro dos interesses e necessidade dos participantes. Vamos fazer o possível para dar continuidade a eventos e palestras em parceria com a UNILA”.

A Secretária Geral da Fesmepar Ezalda Glair Drehmer de Lara, participou do evento representando a Fesmepar e contribuiu com os debates em torno da educação pública no Paraná.

O segundo dia do seminário (28) foi realizada mesa redonda com o tema “A formação de formadores na área da superexploração da força de trabalho docente”, com a participação de representantes do Sinprefi, Unila e UFMG.

 

      

SERVIÇO

O Sinprefi convida os sindicatos de educação da região para participar quatro encontros presenciais e grupos de estudos que serão realizados ainda este ano.

O calendário dos encontros será divulgado ainda nesta semana.

Post: Elizabeth Novaes Mtb10.959

Foto: Sinprefi

News Reporter