Pérola: Sindiper comemora o Dia Nacional do Homem com palestras e homenagens

O Sindiper- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pérola, realizou nesta sexta-feira (14) homenagem alusiva ao Dia do Homem.

Com palestras sobre a saúde do homem, o Sindiper recebeu servidores que puderam debater temas como a importância da atividade física para a saúde masculina, com palestra ministrada pelo professor de educação física Gisney Hedder Nunes dos Reis, além de acompanharem vídeo produzido pelo médio Dráuzio Varela, que esclareceu os riscos do AVC.

Comemorada em 15 de julho no Brasil, e em 19 de novembro em outros países, a data tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino.

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.

O dia escolhido foi 19 de novembro. Desde o início do século XXI, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

A presidente do Sindiper e Secretária da Mulher da Fesmepar, Marta dos Santos Theodoro, falou do importante papel desempenhado pelos homens  na sociedade contemporânea e frente as lutas sindicais. “O homem contemporâneo desempenha hoje, não somente o papel dos moldes antigos de trabalho e força braçal, também está cada vez mais próximo às lutas sociais, buscando  reconhecimento e valorização. Hoje homenageamos os homens guerreiros e batalhadores, que trabalham em busca de uma sociedade que reconheça os valores tanto do home quanto da mulher.”

A diretora de finanças da Fesmepar e presidente do Sismucap – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques, Sonia Maria Marchi, participou das homenagens e parabenizou o Sindiper pela iniciativa. “Hoje muito se fala sobre a valorização da mulher, mas também é importante reconhecermos o papel significativo do homem. As palestras oferecidas hoje pelo Sindiper, demonstram a preocupação do sindicato em reconhecer o valor e alertar sobre a saúde masculina. Homens e mulheres devem unir forças para buscar seus ideais, se ambos buscarem isso com trabalho e dedicação, conseguiremos mudanças importantes na sociedade”.

Além das homenagens e palestras, os servidores também acompanharam shows dos cantores Matheus Oliane e Felipe Galo.

Diretores da Fesmepar participaram das comemorações. 

Além dos servidores municipais de Pérola, também compareceram ao evento o presidente do Sismucaf– Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cafelândia e coordenador regional da Fesmepar, Leonel Lupatini, o presidente do Sismudi– Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diamante D’Oeste e diretor da Fesmepar Marcos Aurélio Mocellin e o presidente da Câmara Municipal de Pérola, vereador Lindolfo Bazoti Filho 

 

Apresentação  do cantor Matheus Oliane.

Apresentação do Cantor Felipe Galo.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Foto: Sindiper

 

News Reporter