Em Assembleia Geral Ordinária, sindicatos filiados aprovam Prestação de Contas da Fesmepar

A Fesmepar realizou nesta segunda-feira (12/6), na sede da entidade,  Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas da entidade referente ao ano de 2022, além de relatório de trabalho do período de fevereiro de 2022 a junho de 2023.

Iniciando os trabalhos, Secretário Geral da Fesmepar, Marcos Aurélio Mocellin, fez a leitura do Edital de Convocação, conforme veiculado, e deu início aos trabalhos de apresentação dos itens pautados.

Durante a apresentação, o Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos os representantes dos sindicatos e destacou que a luta dos sindicatos frente aos desafios da administração sindical e o esforço que cada entidade tem feito para manter os sindicatos fortes e atuantes em defesa dos servidores públicos.

Luiz Carlos frisou a luta pela regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que estende aos trabalhadores do serviço público as mesmas garantias e condições de associação e liberdade sindical asseguradas aos trabalhadores da iniciativa privada. Alguns pontos importantes são a convenção coletiva; a proteção contra os atos de discriminação que acarretem violação da liberdade sindical; a independência das organizações de trabalhadores da função pública face às autoridades públicas; funcionamento e administração dos sindicatos e centrais dos funcionários públicos.

“Os diretores da Fesmepar também são diretores dos sindicatos associados e  fazem parte da diretoria da Central Sindical (UGT) tanto estadual quanto nacional e da confederação (CSPB), isso nos permite adquirir conhecimento e trocar experiencia com líderes sindicais”, disse Luiz Carlos.

E completou (…) ”na luta sindical, enquanto servidor público de Foz do Iguaçu, fui demitido três vezes, e consegui ser readmitido, esses e outros percalços durante a luta da Fesmepar, então hoje conseguimos olhar para trás e ver todo o nosso avanço e, com o trabalho de todos, a consolidação da Fesmepar. O trabalho dos sindicatos municipais é muito importante não somente para os servidores, mas para o desenvolvimento do próprio município. Aproveito para parabenizar os sindicatos pelo trabalho efetivo, e, mais uma vez, coloco a Fesmepar a disposição tanto para auxílio administrativo quanto jurídico”, frisou.

O Vice-presidente da Fesmepar, Fernando Aloísio Hubner, destacou a preocupação com questões jurídicas que os sindicatos enfrentam, além de fazer um panorama sobre a atuação sindical no município de Marechal Cândido Rondon.

É importantíssimo nos mobilizarmos, estamos nessa luta pelo piso da enfermagem e do magistério, a luta é muito grande, no caso na enfermagem, nós representantes dos trabalhadores, temos que enfrentar a pressão das grandes corporações que não querem reconhecer o direito dos enfermeiros. O poder de negociação destes grandes grupos junto ao legislativo é muito grande, mas nós continuaremos o nosso trabalho de mobilização, e é com o trabalho de cada um de nós, dentro dos municípios que avançaremos. Me coloco a disposição para conversarmos, debater e buscarmos junto as entidades o fortalecimento dos servidores e o cumprimento dos direitos garantidos”, disse Fernando Hubner

O Assessor Jurídico da Fesmepar Aquile Anderle fez um breve relato da história da Fesmepar, desde sua fundação até os dias de hoje. “Desde o início enfrentamos vários desafios, quando ninguém acreditava que seria possível, nós acreditamos. A história da Fesmepar vem desde o final dos anos 90, até que, com muita luta o Ministério do Trabalho concedeu o Registro Sindical e a Fesmepar conseguiu então ingressar com maior efetividade nas lutas. Sempre devemos acreditar no sonho, mas é preciso lutar para alcançar o objetivo, e hoje a Fesmepar é uma realidade, uma entidade forte e consolidada”, disse.

A Diretora de Finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, fez a apresentação dos trabalhos realizados junto aos sindicatos durante o período de fevereiro de 2022 a junho de 2023. Foram expostas reuniões, palestras, encontros de sindicatos, manifestos e discussões realizadas pela Fesmepar e pelos sindicatos filiados.

Parte importante da apresentação, foi a participação da Fesmepar na 13ª Conferencia Estadual de Saúde, que, representada por sindicatos de servidores associados, a Fesmepar conquistou com amplo apoio garantiu vaga  no Conselho Estadual de Saúde do Paraná e delegados para a Plenária Nacional, que acontecerá em Brasília.

Em seguida, os diretores dos sindicatos filiados a Fesmepar acompanharam a apresentação do balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2022, que foi exposto pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair. Os dados foram exibidos em relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

Luiz Carlos ainda destacou o trabalho da Fesmepar no controle dos gastos, priorizando as atividades essenciais para o funcionamento da entidade. “Com transparência, priorizamos os serviços essenciais sem gerar prejuízos ao trabalho desenvolvido pela Fesmepar em benefício dos sindicatos de servidores.

Também estiveram presentes o Diretor Adjunto de Finanças e presidente do SISMUCAF (Cafelândia) Leonel Clovis Lupatini; a Secretária da Mulher e presidente do SINDIPER (Pérola)  Marta dos Santos; o Secretário do Organização Sindical e presidente do SISMMAM (Mamborê) Edilson Lima Glovienka, o Diretor da Fesmepar e presidente do SINDASSIS (Assis Chateaubriand) Maurício Daciulis além de presidentes e diretores sindicais de sindicatos de servidores públicos municipais associados a Fesmepar.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959