4º Encontro de Mulheres: Com palestras e homenagens, participantes elaboram “Carta das Mulheres do Paraná”

O segundo dia do 4º Encontro de mulheres da Fesmepar foi marcado por palestras e homenagens.

A Advogada Claudia Patrícia de Luna atuante,  na defesa e garantia dos direitos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica  desde 1997, ministrou palestra sobre violência contra a mulher e os diversos abusos sofridos pelas mulheres.

  

Em debate com as participantes, Cláudia Luna expôs casos de abusos ocorridos no Brasil e que tiveram grande repercussão midiática, também expôs o caso de violência que resultou na Lei Maria da Penha.

“As mulheres são desde a infância moldadas para aceitar e obedecer, isso faz com que muitos abusos aconteçam e não sejam denunciados. Violência não é só quando a mulher apanha do marido ou companheiro, violência é também quando a mulher é proibida de trabalhar, proibida de sair de casa, menosprezada e humilhada pelo companheiro. Precisamos levantar e insistir nesta tecla. Existem várias formas de abuso e todas elas agridem fortemente, as vezes causam danos psicológicos gravíssimos, “ disse.

 

A segunda atividade do dia foi um workshop ministrado pela consultora de beleza Neuza Burei, que falou sobre a valorização da beleza feminina e a importância da mulher em se sentir bem com a própria aparência. “A mulher se sente mais forte e determinada quando está se sentindo bonita. Sentir-se bem com seu corpo e aparência fortalece a autoconfiança da mulher e levanta a autoestima”.

Neuza também fez exposição de produtos de maquiagem e sorteou uma das participantes para fazer demonstração de maquiagem.

       

Junto às mulheres sindicalistas presentes no encontro, a diretora de finanças, Sonia Maria Marchi produziu a “Carta das Mulheres do Paraná”, que expõe os anseios e a busca pelo fortalecimento das mulheres do Paraná. A Carta das Mulheres do Paraná, será entregue ao Secretaria de Defesa Social de Curitiba, Secretaria de Justiça do Trabalho e Direitos Humanos e a deputados estaduais do Paraná.

CARTA DAS MULHERES DO PARANÁ – CLIQUE AQUI

O coordenador regional da Fesmepar Leonel Lupatini, agradeceu a cada um dos sindicatos representados pelas mulheres e ressaltou. “Vocês são a força do sindicalismo no Paraná, a mulher sindicalista vem conquistando a cada dia mais espaço junto as lutas sociais, isso mostra a força das mulheres. A Fesmepar agradece a presença de cada uma de vocês, que juntas fizeram deste evento dias importantes de crescimento e valorização feminina”.

Com homenagem às mulheres e a toda a luta feminina em busca de valorização e reconhecimento, o diretor adjunto de finanças da Fesmepar Fernando Hubner fez uma emocionante homenagem às mulheres que lutam no dia a dia enfrentando os desafios de mãe, esposa, trabalhadora e tantas outras atribuições.

  

A diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, foi homenageada pela sua luta frente às adversidades enfrentadas junto às lutas sindicais. “Sonia representa as mulheres trabalhadoras, que buscam o melhor para sua família e para o seu trabalho, luta todos os dias incansavelmente em busca de valorização e dignificação das mulheres, assim são as mães, pensam primeiro nos anseios dos filhos e depois em si mesmas”, disse Fernando.

     

Sonia fez um relato emocionado de como o trabalho a ajudou a superar dificuldades da vida e que hoje se sente uma mãe mais forte e lutadora. “As tristezas da vida me levaram a buscar no trabalho junto aos sindicatos a força que hoje eu tenho e que busco todos os dias, a vida de uma mulher nos exige muita garra e persistência, hoje me sinto mãe de todas vocês”.

 

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e destacando que , “as mulheres devem continuar batalhando por seu espaço na sociedade e frente as lutas sindicais, se hoje a Fesmepar está mais fortalecida para continuarmos trabalhando pelos servidores paranaenses, devemos muito a dedicação e compromisso das mulheres, que incansavelmente, estão sempre presentes nas lutas sindicais”.

  

[button link=”http://fesmepar.org.br/v2/gallery/4o-encontro-de-mulheres-da-fesmepar-colombopr/” icon=”fa-camera” side=”left” target=”blank” color=”1687b7″ textcolor=”ffffff”]Clique aqui e veja a galeria completa![/button]

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter