4° Encontro de Mulheres da Fesmepar: Mais de 100 mulheres sindicalistas debatem as Reformas da Previdência e Trabalhista no primeiro dia de palestras

A Fesmepar realiza nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) em Colombo, na região metropolitana de Curitiba o “4° Encontro de Mulheres”, destinado a diretoras sindicais.

O encontro que é realizado anualmente faz parte da luta da Fesmepar em busca da valorização e reconhecimento da mulher trabalhadora.

Neste primeiro dia do evento os debates foram em torno dos rumos da Previdência Social no Brasil, além de palestra motivacional que propôs às mulheres a busca pelo autoconhecimento e como se portam frente às lutas diárias da mulher na sociedade.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, deu as boas vindas frisando o histórico de luta das mulheres. “É inegável a busca diária das mulheres brasileiras, hoje infelizmente o trabalhador brasileiro sofre ataques contra direitos conquistados com muita luta e esforço, e mais uma vez as mulheres sofrerão com cortes ainda mais prejudiciais, como é o caso da Reforma da Previdência. Evidencio aqui a causa abraçada pela Fesmepar junto às mulheres brasileiras, estamos juntos na busca pelo reconhecimento do valor da mulher na sociedade”.

Luiz Carlos ainda destacou que a Reforma Trabalhista ataca diretamente o movimento sindical e enfraquece a representatividade dos sindicatos. “O projeto despreza o papel do sindicato na negociação coletiva, é uma tentativa de desmontar a estrutura sindical brasileira, o que o governo chama de modernização das relações de trabalho retira direitos dos trabalhadores e diminui os custos de grandes empresas, quem perde é o trabalhador”.

O presidente da UGT-Paraná, Paulo Rossi, parabenizou a Fesmepar pela realização anual do Encontro de Mulheres e frisou; “as mulheres não podem deixar de lutar contra a retirada dos direitos básicos já garantidos na Constituição Federal. O trabalhador  brasileiro de todas as clsses precisa se unir fortemente nesse momento de incertezas em que o país vive”.

Representando a Federação das Mulheres do Paraná Alzimara Bacelar, parabenizou a Fesmepar pela iniciativa de realizar um evento que visa a valorização da mulher e  ressaltou que as mulheres paranaenses são fortes e lutadoras, frisando a participação das mulheres nos movimentos sociais. “A Federação das Mulheres representa todas as mulheres de garra que buscam no dia a dia a visibilidade que merecem. Estamos juntas na luta contra os ataques a dignidade da mulher trabalhadora e vamos seguir firmes neste propósito”.

Palestras

O psicólogo Flávio Pereira ministrou a palestra “Construa seu sucesso pessoal”, abordando ações do dia a dia que podem afetar diretamente as metas traçadas no âmbito pessoal e profissional.

Previdência Social

A assessora do Instituto de Altos Estudos da UGT- Nacional Helen Silvestre Fernandes ministrou palestra sobre os rumos da Previdência Social no Brasil, gerando grande debate e discussão do tema.

As participantes esclareceram dúvidas sobre a Previdência Social e as principais mudanças contidas na Reforma proposta pelo governo.

Compuseram a mesa de honra o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva  de Oliveira,  representando o presidente da CSPB= Confederação dos Servidores Públicos do Brasil João Domingos a secretária da CSPB Marly Bertolinoo presidente da UGT- Paraná Pulo Rossi, a Presidente do Sismucol – Sindicato dos Servidores Municipais de Colombo Vani Gomes Rodrigues, a secretária da mulher da Fesmepar Marta dos Santos Theodoro e a presidente da Federação das Mulheres do Paraná Alzimar Bacelar.

O 4° Encontro de Mulheres da Fesmepar continua nesta sexta-feira (12/5).

[button link=”http://fesmepar.org.br/v2/gallery/4o-encontro-de-mulheres-da-fesmepar-colombopr/” icon=”fa-camera” side=”left” target=”blank” color=”1687b7″ textcolor=”ffffff”]Clique aqui e veja a galeria completa![/button]

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter