Presidente da Fesmepar participa do “I Encontro dos Sindicatos dos Servidores da UGT-RJ“

O presidente da Fesmepar e Secretário do Servidor Público da UGT-Nacional, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou nesta terça-feira (31/1) do “I Encontro de Sindicato de Servidores da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ)”, realizado na sede da central sindical, no Centro do Rio.

O evento contou com a participação de integrantes da Direção Nacional da UGT, entre eles Francisco Pereira de Souza (Chiquinho), secretário de Organização e Políticas Sindicais, na ocasião representando o presidente Ricardo Patah; e do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT (Sindiapi) Natal Léo.

O Secretário do Servidor Público da UGT, Luiz Carlos Silva de Oliveira  iniciou sua fala dando uma panorâmica sobre o endividamento dos estados e sobre projetos como a PEC 257 e PLP241 e dos prejuízos que elas geram para toda a sociedade, da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Temos 27 estados e 22 deles estão endividados e estão nesse ajuste proposto pela PEC 257. A luta é importante”, garantiu, propondo também maior organização de todos. “Temos que nos organizar, pois enquanto servidores também somos contribuintes”.

Presidente da UGT Rio de Janeiro, Nilson Duarte Costa abriu o encontro que, conforme suas próprias palavras, será apenas o primeiro de uma série de reuniões que se pretende ter com os servidores públicos. “Este encontro acontece dias após a reunião das estaduais da UGT, em São Paulo, onde foram discutidas as plataformas de ação da central para o todo o Brasil, neste momento tão delicado em que passa o país. E hoje, com os membros da Operativa Estadual e integrantes da Direção Nacional, abordaremos questões como o pacote de maldades do governo do estado, a reforma da Previdência e outras, além de apresentar as estratégias a serem adotadas pela UGT neste momento de crise”.

O tamanho de nossa força é o resultado de nossas conquistas

Na visão de Luiz Carlos, “o tamanho de nossa força é o resultado de nossas conquistas. Principalmente nós, servidores, pois a iniciativa privada ainda tem a CLT e nós não temos mais regime. O governo está mexendo em tudo. Se não ajudarmos a fazer a reforma trabalhista, vem prejuízo”.

O I Encontro foi encerrado com a palestra do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT, Natal Léo que, entre outras abordagens, falou sobre o impacto da reforma da Previdência no Regime Previdenciário dos Servidores Públicos, as novas regras da aposentadoria, transição, tempo de contribuição e, uma novidade para muitos: “apenas 37 % dos municípios têm regime próprio, o resto dos é regime geral da Previdência”.

      

Fonte: UGT- Rio de Janeiro

News Reporter