Presidente da Fesmepar debate o atual cenário sindical em videoconferência da UGT-Paraná

A videoconferência organizada pela UGT-Paraná e teve como tema central a perspectiva sindical do atual cenário econômico, político e social gerado pela pandemia do novo coronavirus – COVID 19.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou nesta quinta-feira (4/6) de reunião por videoconferência realizada pela UGT – Paraná.

A reunião contou com a participação de presidentes e diretores de federações e sindicatos filiados a UGT Paraná, que debateram e avaliaram da perspectiva sindical o atual cenário econômico, político e social gerado pela pandemia do novo coronavirus – COVID 19.

Durante videoconferência o presidente da Fesmepar falou sobre a realidade em que os servidores paranaenses enfrentam no dia a dia de combate ao Covid 19, e a preocupação que a Fesmepar tem com o grande número de trabalhadores da saúde que estão sendo diagnosticados com o vírus.

“É preocupante que em muitos casos, os servidores precisam cumprir o seu dever, mas ainda possuem pouco respaldo das prefeituras para trabalhar com segurança. Estamos intensificando os trabalhos, buscando dados municipais para que possamos entender a realidade de cada município e assim, mover nossos esforços com base na demanda de cada regional”.

Luiz Carlos ainda falou sobre as dificuldades enfrentadas neste momento nas negociações coletivas “No caso do funcionalismo público, as dificuldades são muito grandes já que não temos o reconhecimento da negociação coletiva do servidor público, então as negociações acontecem através das lutas dos sindicatos por meio da data base. Ainda não temos a regulamentação do Brasil quanto a convenção da OIT – Organização Internacional do Trabalho, e isso nos dificulta ainda mais a avançarmos nas negociações”.  

O presidente da UGT – Paraná, Paulo Rossi além de abordar questões como a preocupação com a pós pandemia, também falou sobre as entraves que os trabalhadores enfrentam sem o devido auxilio do Governo Federal, além de debater o atual cenário político sindical.

Também participaram da videoconferência o presidente da Fenaguardas – Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais – Luiz Vechi, o presidente da Federação dos Comerciário do Paraná – Fecep Leocides Fonazza, o presidente da  Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná Fetraconspar Manasses Oliveira, o presidente da Regional Litoral da UGT-PARANÁ, Jaime Ferreira, a secretária Geral da UGT – Paraná Iara Freire e demais presidentes e diretores de federações e sindicatos filiados a UGT Paraná.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter