Fesmepar marca presença na “25ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da UGT”

A diretoria da Fesmepar cobra posicionamento e efetiva luta contra as medidas da reforma da previdência

 

O Presidente da Fesmepar e Secretário do Servidor Público da UGT-Nacional Luiz Carlos Silva de Oliveira, participa nesta segunda e terça- feira (20 e 21) da “25ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da UGT”, em Brasília. A 25ª Plenária debate as reformas da previdência e trabalhista e traça estratégias de luta da Central para 2017.

Também está presente a Diretora de Finanças da Fesmepar e 1 ª Secretária Adjunta de Relações Institucionais da UGT, Sonia Maria Marchi, além de representantes de servidores e trabalhadores de todo o país.

Durante o primeiro dia da Plenária, a diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Marchi, fez questionamento ao presidente da UGT-Nacional Ricardo Patah, sobre o posicionamento da Central em relação às reformas da Previdência (PEC 287) e Trabalhista, que afetarão toda a classe trabalhadora brasileira, além de questionar também a representatividade dos servidores públicos junto a UGT. Sonia lembrou que hoje os servidores do Paraná já sofrem com medidas previstas na PEC241 (Projeto de Emenda à Constituição). “A luta contra as várias reformas que prejudicam os servidores e trabalhadores foi abraçada pela Fesmepar, esperamos poder contar com o apoio da UGT para fortalecer as lutas.”

Ricardo Patah ressaltou que a UGT é favorável que haja “Previdência Social para todos”, sendo servidores públicos, trabalhadores rurais e trabalhadores urbanos. “A maior parte dos nossos representados são aqueles que carregam o Brasil e recebem um salário baixíssimo. Existe sim a proposta da UGT pela valorização dos servidores públicos”. Patah ainda lembrou que a UGT fez um trabalho contra a PEC 241 e PLP257. “Talvez não tenha sido feita uma grande mobilização adequada ao tamanho do que elas representam, mas no caso da reforma da previdência, não há dúvida de que em devemos estar junto as outras Centrais sem as questões ideológicas e político-partidárias, nós temos que estar defendendo aquilo que tange aos trabalhadores, e completou; “Os servidores públicos são de fundamental importância para a UGT e hoje temos cerca de 180 sindicatos de servidores filiados a UGT, pretendemos dar continuidade ao trabalho que já iniciamos anteriormente em seminários e debate”, disse.

Durante o dia foram feitos debates em torno da Reforma da Previdência e questões propostas por diretores de sindicatos filiados à UGT de todo o país.

Em segundo momento, o Presidente da Fesmepar Luiz Carlos e demais diretores sindicais reuniram-se com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

Reunião de diretores com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

O presidente da Fesmepar, apresentou ao ministro os problemas que a aprovação de medidas como o PLP57 (que agora tramita como PEC54) e da PEC 241, que está criando uma grande dificuldade de negociação no nível estadual e municipal. “Nós tínhamos avançado nas negociações municipais em questões importantes, como é o caso da data-base, mas após todas estas modificações dos novos projetos e após a reforma trabalhista estamos enfrentando grandes dificuldades nas negociações coletivas dos servidores públicos”, disse. Luiz também lembrou que foi encaminhado ao governo federal uma proposta de regulamentação da Convenção 151, que é de grande importância para a valorização do trabalho do servidor público.

 

Os trabalhos continuam hoje (21) com reuniões  com  dirigentes ugetistas debatendo propostas para que a organização da classe trabalhadora possa vencer os desafios.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Foto: UGT-Nacional

 

News Reporter