Fesmepar debate E-Social e Sustentabilidade Sindical em Encontro de Sindicatos na Região Sudoeste do Paraná

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (11/7) mais um Encontro de Sindicatos, para debater o cenário sindical atual. Realizado no município de Dois Vizinhos, na Região Sudoeste do Estado, representantes de mais de 15 sindicatos de servidores municipais filiados à Fesmepar se reuniram na SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos para debater os temas “Sustentabilidade Sindical e E-Social”.

Falando sobre sustentabilidade sindical, o diretor da Fesmepar e presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Marechal Cândido Rondon – Sinsemar, Fernando Hubner, falou sobre os desafios que os sindicatos enfrentam atualmente, após a tomada de medidas por parte do Governo Federal, com o intuito de enfraquecer o movimento sindical.

Presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Marechal Cândido Rondon – Sinsemar, Fernando Hubner.

Já sobre o E-Social, quem levantou os principais pontos foi o diretor da Fesmepar e presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Diamante d’Oeste Marcos Aurélio Mocellin, que falou sobre a implantação do sistema e das possíveis alterações anunciadas pelo Governo Federal.

Presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Diamante d’Oeste Marcos Aurélio Mocellin

A diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Marchi, agradeceu a presença de todos, dando as boas vindas aos novos sindicatos presentes e frisou que uma entidade forte se faz com a participação de todos. “É muito importante que neste momento em que o sindicalismo e o trabalhador sofrem fortes ataques, nos mantermos unidos, participando e buscando o diálogo. É nossa obrigação lutar e defender os servidores, e se nos mantermos unidos teremos ainda mais força pra lutar contra a retira de direitos dos trabalhadores”.

Diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Marchi.

Antônio de Abreu Castanho, presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Dois Vizinhos agradeceu a Fesmepar pela iniciativa de mais uma vez proporcionar um momento de troca de experiências e levar informação aos diretores sindicais. “Agradeço a Fesmepar por acreditar no trabalho do sindicato e pelo compromisso e dedicação que o presidente Luiz Carlos e a diretora Sonia Marchi exercem nos auxiliando. O encontro teve um saldo positivo, pois pudemos dividir as experiências com sindicatos de servidores de outros municípios e assim buscarmos soluções”.

Antônio ainda ressaltou a importância das palestras ministradas no evento. “A palestra ministrada pelo Diretor da Fesmepar Marcos Mocellin, nos trouxe muita clareza sobre como funciona o E-Social e como podemos usar esse caminho no dia-a-dia da administração sindical”.

O presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Dois Vizinhos Everaldo da Silva Matos frisou a importância do acesso à informação para a administração sindical. “As palestras que assistimos nos deram maior visibilidade para questões da administração e negociação do sindicato com a administração municipal. Com os tramites do E-Social esclarecidos podemos trabalhar com mais exatidão. Assim como a sustentabilidade sindical também é muito importante debatermos para buscarmos juntos alternativas para a boa administração sindical”, frisou.

Presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Dois Vizinhos Everaldo da Silva Matos e Antônio de Abreu Castanho, presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal, também de Dois Vizinhos.

 

Diretores sindicais participaram e debateram os temas Sustentabilidade Sindical e E-Soial.

A agenda de cursos e palestras para outras regiões no Paraná já está sendo elaborada, para que o maior número possível de sindicatos de servidores municipais possam participar e trocar experiências.

 

Post: Elizabeth Novaes 

News Reporter