Em Assembleia Geral Ordinária, sindicatos filiados aprovam Prestação de Contas da Fesmepar

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (24) Assembleia Geral Ordinária, que apresentou balanço financeiro referente ao ano de 2017, além de relatório de trabalho do período de junho de 2017 a maio de 2018.

Durante a apresentação, o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, expôs que alguns sindicatos justificaram a ausência de representantes na assembleia, devido à falta de combustível gerada pela greve nacional dos caminhoneiros. Luiz ainda destacou a regularidade da Assembleia, citando o Artigo 20, do Estatuto Social da Entidade, que determina as normas para a realização da Assembleia, sendo necessário o quórum de 50% mais 1 em primeira convocação, e em segunda e última convocação, com qualquer número de presentes.

“Em cumprimento ao estatuto e de acordo com os aqui presentes, daremos continuidade a Assembleia, que cumpre os tramites legais de publicação e convocação dos sindicatos filiados”.

Os diretores dos sindicatos filiados a Fesmepar acompanharam a apresentação do balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2017, que foi exposto pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle. Os dados foram exibidos em relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

Luiz Carlos ainda destacou o trabalho da Fesmepar no controle dos gastos, priorizando as atividades essenciais para o funcionamento da entidade. “Com transparência, priorizamos os serviços essenciais sem gerar prejuízos ao trabalho desenvolvido pela Fesmepar em benefício dos sindicatos de servidores. É preciso ter responsabilidade para gerir as entidades neste momento de instabilidade econômica e política que o país vive”.

Durante as discussões, diretores puderam expor os casos particulares de seus municípios, como alterações nos planos de cargos e salários e a dificuldade que os sindicatos com menor número de servidores já estão sofrendo sem o desconto da contribuição sindical.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi, apresentou o relatório de trabalho realizado pela Fesmepar junto aos sindicatos e servidores  durante o último ano (junho 2017 a maio de 2018), especificando as atividades desenvolvidas e detalhando alguns casos importantes.

Diretora de finanças, Sonia Marchi

Sonia ainda falou sobre a importância da regularização dos sindicatos junto ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, apresentando relatório da situação das entidades filiadas a Fesmepar, com o auxilio do auxiliar administrativo da Fesmepar, André Bernert.

 

JURÍDICO

O assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle, frisou que a regularidade do sindicato junto ao Ministério do Trabalho pode ser determinante em casos de processos judiciais, inclusive nos casos que recorrem à contribuição sindical.

“O jurídico da Fesmepar vem trabalhando desde a apresentação da proposta da Reforma Trabalhista, que agora aprovada, dificultou o desconto da contribuição sindical. A Fesmepar entrou com diversas ações na justiça desde a aprovação da Reforma, mas para darmos continuidade  ao trabalho e para que não tenhamos problemas futuros, é preciso que os sindicatos estejam em dia com o Ministério do Trabalho”, disse.

Assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter