Assembleia da CSPB repercute palestra sobre os desafios do sindicalismo

O Presidente da Fesmepar , que também é Diretor de Assuntos Parlamentares da CSPB participou da Assembleia representando os servidores públicos do Paraná .

Nesta quinta-feira (16/12) a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB realizou sua Assembleia do Conselho de Representantes. A reunião deliberativa, de acesso restrito, foi antecedida pela aguardada palestra apresentada pelo coordenador nacional do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio, que discorreu sobre o tema “O Mundo do Trabalho em Transformação e o Futuro da atuação Sindical no Brasil”.

A palestra, de acesso público, compartilhou conhecimentos aprofundados sobre os principais desafios do sindicalismo na atual conjuntura política/econômica do país. A operacionalização de ambas atividades contou com o apoio técnico da Sindicatos Online, parceira histórica e estratégica da CSPB.

O palestrante do evento apresentou, na ocasião, a importância de recompor a centralidade do poder do estatal nos investimentos estratégicos; sugeriu maior intervenção das representações sindicais do setor público na construção de uma agenda desenvolvimentista, propondo um modelo de estado que estimule a geração de empregos, a recomposição da renda dos trabalhadores, apresentando alternativas que conciliem o desenvolvimento produtivo com sustentabilidade ambiental. “As estratégias precisam estar conectadas com os desafios que o país inevitavelmente enfrentará nos anos de 2022 e 2023. Temos ampla capacidade propositiva e devemos ousar apresentá-las”, propôs Clemente.

Clique AQUI e baixe o novo livro de Clemente Ganz Lúcio: “Pílulas de Bom Senso – O Mundo do Trabalho em Transformação e o Futuro da Atuação Sindical no Brasil”

“A CSPB orgulha-se de contar com a generosa colaboração desse gigante da intelectualidade sindical. Sofisticarmos nossos conhecimentos em temas de grande relevância para o sindicalismo brasileiro,  é absolutamente estratégico para superarmos os obstáculos que se acumulam diante da agenda precarizante em curso. Pela qualificação sindical estaremos melhor preparados para os desafios do presente e do futuro”, avalia o presidente da CSPB, João Domingos  Gomes dos Santos.

Ao final da palestra iniciou-se a segunda etapa do evento. Apenas os delegados inscritos previamente analisaram e deliberaram sobre o parecer do Conselho Fiscal; sobre o Balanço Patrimonial e Financeiro da confederação nacional referente ao exercício de 2020; bem como a Proposta Orçamentária para o exercício de 2022 – todas aprovadas por unanimidade entre os participantes. Também foi apresentada, na oportunidade, a análise da conjuntura política e econômica e as perspectivas para o ano de 2022.

Por conta de compromissos profissionais, subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Francisco Gérson Marques de Lima, adiou sua participação para a Assembleia do Conselho de Representantes (saiba mais). Na oportunidade, o especialista apresentou tópicos disponíveis no seu novo livro, “Reforma Sindical – Reflexões para um Novo Modelo Nacional”, que reforçaram a análise crítica e aprofundaram os temas debatidos anteriormente, na palestra realizada durante a primeira etapa do evento. Dr. Gérson também relacionou uma série de vitórias da agenda prioritária do movimento sindical no âmbito dos Poderes Judiciário e Legislativo. “Em que pese os enormes desafios, o saldo da luta sindical acabou sendo positivo”, avaliou o representante do MPT.

Clique AQUI e baixe o novo livro do subprocurador-geral do MPT, Francisco Gérson Marques de Lima: “Reforma Sindical – Reflexões para um Novo Modelo Nacional”

“Fechamos o ano com ‘chave de ouro’. A CSPB, em 2021, ampliou significativamente seu protagonismo político, atuando na vanguarda dos principais movimentos nacionais em defesa da vida, da democracia, dos direitos  trabalhistas e sociais. Teremos muito  trabalho em 2022! Com o mesmo compromisso com o trabalho e disciplina que mantivemos em 2021, vislumbro um ano novo repleto conquistas e realizações. Seguiremos firmes, na certeza de que esse esforço coletivo será recompensado, cedo ou tarde”, concluiu Domingos.

Com: Secom/CSPB

 
 
 
 
News Reporter