9º Encontro de Mulheres reúne representantes de mais de 40 sindicatos de servidores em Cascavel

A Fesmepar realizou na última sexta-feira (4/8), o 9º Encontro de Mulheres, que reuniu mais de 80 mulheres sindicalistas que juntas representam cerca de 40 sindicatos de servidores e professores municipais, filiados à Fesmepar.

Nesta edição, o evento foi realizado em Cascavel, Região Oeste do Paraná e contou com a presença de diretoras e líderes sindicais, além do presidente da UGT- Oeste e Sudoeste -PR (União Geral dos Trabalhadores) e presidente do SINDEPOSPETRO – Cascavel Antônio Vieira Martins; da vereadora de Mamborê e diretora do SISMMAM Maria Thereza Pereira Murback; da membro do Conselho Estadual de Saúde Palmira Rangel além de diretores da Fesmepar. Também fez parte da mesa de abertura a presidente do SISMUAÇU (Guaraniaçu) Mirian Ferreira Gemelli

Durante a abertura do evento, o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira agradeceu a presença de todas as companheiras presentes, saudando os membros da mesa de honra do evento e a diretoria da Fesmepar que auxiliou na organização durante o evento.

“Este é o 9º Encontro de mulheres e ainda são muitos os desafios enfrentados pelas mulheres e cabe também aos sindicatos a enfrentar essas lutas, dar continuidade a essa trajetória justa. O sindicalismo enfrenta a cada dia uma nova batalha, as lutas continuam, muitos movimentos, manifestos e até greves e nós ainda temos muito a percorrer”, disse.

Falando sobre o papel das entidades sindicais, Luiz Carlos destacou (…) “o papel importante da federação junto aos sindicatos é encaminhar essas lutas dos trabalhadores para conquistar uma sociedade mais justa” (…)

“O Empoderamento feminino diz respeito a incentivar a cada mulher a encontrar dentro de si o seu poder. É reconhecer o papel individual das mulheres na sociedade e é fundamental para construir uma sociedade mais justa  e igualitária entre os gêneros. Precisamos conscientizar de que o mundo é melhor quando estamos juntos, lado a lado homem e mulher na construção de um mundo melhor para nossas famílias  e nossa sociedade”. Disse Luiz Carlos.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi, que também é uma das idealizadoras do evento, fez um relato da trajetória do Encontro de Mulheres da Fesmepar, que é realizado desde 2014.

“Este é evento que trabalhamos muito para que aconteça, nosso propósito desde o primeiro Encontro de Mulheres é o fortalecimento das mulheres, para que elas saiam daqui cada vez mais empoderadas e certas de que podem conquistar o que quiserem. Todas nós temos as nossas particularidades, com características diferentes, mas estamos juntas em um só objetivo, que é alcançar o nosso espaço e estarmos à frente”.

“Muito se fala nos direitos das mulheres, em valorizar as mulheres, mas muitas vezes só temos um espaço de “cota”, e essa é uma barreira que temos que ultrapassar. Vemos diariamente casos de assedio, de violência contra a mulher, vamos lutar juntas e tentar mudar esse cenário”.

Falando sobre a representatividade da mulher na política, Sonia Marchi frisou (…) “em 2024 teremos eleições municipais, e o que eu desejo é que cada vez mais as mulheres conquistem mais vagas nas Câmaras de Vereadores, porque infelizmente a maioria das bancadas ainda é majoritariamente masculina”.

O presidente do SINDEPOSPETRO Cascavel e presidente da UGT – Oeste Antônio Vieira Martins, o Toninho, saudou o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, a diretora de finanças Sonia Maria Marchi e a todos os presentes, parabenizando a Fesmepar e toda a diretoria pela realização do evento que reconhece e valoriza as mulheres sindicalistas. Toninho ainda parabenizou a Fesmepar pela vaga que conquistou no Conselho Estadual de Saúde do Paraná. “Quem trabalha na saúde sabe que o nosso SUS está sempre em construção, é um trabalho árduo de dedicação,  quem ganha com o bom trabalho somos nós usuários do Sistema único de Saúde e a sociedade civil”, disse Toninho.

A vereadora do município de Mamborê Maria Thereza Pereira Murback, que também é diretora do SISMMAM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê), destaca a importância das mulheres buscarem espaço na política para alcançar cada vez mais representatividade para lutar em defesa das mulheres.

“Eu sou professora com muito amor pela minha profissão e estou vereadora na Câmara de Vereadores de Mamborê, sou a única mulher eleita entre o nove vereadores , acredito que isso ocorre também em muitos municípios do Paraná”(…)

“A frase que deixo a vocês é “SEJA UMA MULHER QUE LEVANTA OUTRAS MULHERES”, nós precisamos disso. Incentivo também a participação da mulher na política apesar de não ser fácil, nós precisamos entrar na política, não como laranja como muito acontece, nós temos que entrar para efetivamente participar, é difícil, mas se a gente quer realmente transformar o mundo, transformar  a sociedade,  comece por você  sem medo pois nós somos fortes” (…) frisou a vereadora.

PALESTRAS

Com o objetivo de fortalecer a liderança feminina, foram realizadas palestras voltadas a saúde mental; empoderamento feminino e a busca pelo autoconhecimento além de dinâmicas integrativas que, além de gerar um momento de descontração, proporcionou as líderes sindicais de se conhecerem e trocar conhecimento.

PALESTRA 1 – “Tenha uma mente inabalável: como controlar a ansiedade e aumentar a sua performance”, ministrada pelo professor e Hipnoterapeuta Clínico Dr Rogério Goldoni.

PALESTRA 2 – “Saúde mental da mulher; Transtornos psiquiátricos relacionados ao ciclo de vida da mulher ” ministrada pelo médico Dr Adailton Trindade.

PALESTRA 3 – “Doses diárias de motivação” ministrada por Cleudes Pavan dos Santos.   

Também participaram do evento, auxiliando nos trabalhos e organização o vice – presidente da Fesmepar e presidente do SINSEMAR (Marechal Cândido Rondon) Fernando Aloísio Hubner; o secretario geral e presidente do SISMUDI (Diamante D’Oeste) Marcos Aurelio Mocellin; o diretor adjunto de finanças e presidente do SISMUCAF (Cafelândia) Leonel Clovis Lupatini, o secretário do organização sindical e presidente do SISMMAM (MAMBORÊ) Edilson de Lima Glovienka e o diretor da Fesmepar e presidente do SINDASSIS (Assis Chateaubriand)  Maurício Daciulis.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb|PR 10.959

 

 
 
 
News Reporter