Presidente da Fesmepar participa da “Reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes da CSPB” em Brasília

 

O presidente da Fesmepar e vice-presidente da CSPB- Confederação de Servidores Públicos do Brasil- no Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou durante os dias 9 e 10 da “Reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes, da CSPB” em Brasília, junto a diretores sindicais de todo o país,  para discutir temas voltados ao funcionalismo público e debater  diretrizes para 2016.

Durante os dois dias de reunião, as lideranças sindicais acompanharam  palestra sobre conjuntura política/econômica e debateram importantes temas da gestão como o calendário de ações, articulações políticas e principais mobilizações da confederação.

Também foram apresentados relatório da Comissão de Ética;   a proposta orçamentária além de informes da diretoria e das entidades filiadas.

O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, coordenou as atividades e iniciou a reunião alertando para os desafios que se colocam em rota de colisão com os interesses dos trabalhadores  e do movimento sindical.

Durante o primeiro dia de reuniões, os diretores puderam acompanhar palestra com o diretor de documentação do DIAP, jornalista Antônio Augusto de Queiroz, que fez uma abrangente  análise da conjuntura política/econômica do país e apontou caminhos para o movimento sindical e se posicionar diante dos novos desafios.

O presidente da Fesmepar, falou sobre a grande representatividade da CSPB e a importância em se discutir a atuação do movimento sindical no Brasil, lembrando as barreiras já enfrentadas pelas entidades sindicais.

Temas como a previdência dos servidores; negociação coletiva; qualificação e formação de quadros sindicais; aproximação programática com as bases; regulamentação do imposto sindical; riscos e ameaças da privatização no setor público; práticas antissindicais; defesa dos princípios constitucionais; a agenda de desmonte da estrutura estatal, bem como propostas e projetos – de interesse dos trabalhadores, dos servidores públicos e das entidades sindicais – que tramitam no Poder Legislativo, foram amplamente debatidos no encontro. O objetivo é deliberar estratégias mais adequadas e eficazes para o enfrentamento dos temas discutidos.

A Proposta Orçamentária conduzida pela diretoria financeira da entidade, tendo em vista as expectativas que se colocam diante da nova realidade econômica do país, os dirigentes defenderam a manutenção dos investimentos desconsiderando eventuais – e improváveis – incrementos de arrecadação. Visando a saúde financeira da confederação, a previsão de gastos para 2016 foi aprovada sob os mesmos parâmetros do exercício de 2015. A proposta foi aprovada, por unanimidade, entre os representantes das entidades filiadas.

No segundo reunião (10/12), o senador Antônio Anastasia, autor do projeto PLS 397/2015, aprovado no Senado, que regulamenta a negociação coletiva no setor público, participou dos debates expondo e esclarecendo dúvidas sobre o projeto, que segue para análise na Câmara dos Deputados.

Também foi debatida  a proposta de reestruturação organizacional da CSPB, e apresentado um panorama atualizado da representação da CSPB junto ao movimento sindical e internacional.

Ao apresentar o status político da entidade, o presidente João Domingos, reforçou a necessidade de intensificar a atuação da entidade sindical junto às esferas regionais. Sugeriu, durante a reunião, a criação de unidades da CSPB nos estados. A proposta, no conjunto, foi aprovada pelos participantes.

Após a consulta que confirmou a aprovação ao projeto apresentado, foi sugerida a criação de duas comissões:  uma Comissão para Reforma Estatutária, com a finalidade de analisar, propor, aperfeiçoar e apresentar um relatório final do projeto a ser deliberado pelos representantes da entidade; e outra para elaborar um programa partidário tendo como base o Estado Social Democrático de Direito. As propostas para criação das comissões foram acatas por unanimidade entre os participantes.

 

cspb03

Diretoria executiva da CSPB debatem diretrizes para 2016.

cspb02

Lideranças sindicais de todo o país  debateram importantes temas da gestão como o calendário de ações, articulações políticas e principais mobilizações da confederação.

AvczvwezOiX3d0DSlSQkhVM_YOU_GQmEJtmsio7CQzBr

Diretoria executiva da CSPB recepciona o senador Antônio Anastasia, autor do projeto PLS 397/2015.

 

Curitiba, 11 de dezembro de 2015

Post: Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa- Fesmepar

Foto: Júlio Fernandes

com: Secom/ CSPB

News Reporter