Fesmepar terá representantes na Conferência Nacional de Saúde

 

Foi encerrada nesta quinta-feira (20), em Curitiba, a 11ª Conferência Estadual de Saúde, que reuniu mais de 1,3 mil pessoas para discutir políticas públicas voltadas à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Das 596 propostas encaminhadas pelas conferências municipais de saúde, mais de 450 foram aprovadas e servirão de base para os gestores na elaboração do Plano Estadual de Saúde 2016 – 2019.

As discussões giraram em torno de quatro eixos principais: Consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Paraná; Fortalecimento do Controle Social na Saúde; Participação do Cidadão na Promoção da sua Saúde; e Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde.

Durante a conferência, foram realizadas ainda duas eleições. A primeira escolheu os 140 delegados que representarão o Paraná na Conferência Nacional de Saúde, marcada para Brasília, entre os dias 1º e 4 de dezembro. A segunda definiu as 36 entidades que vão compor o Conselho Estadual de Saúde a partir de janeiro de 2016. A Fesmepar terá representantes na Conferência Estadual assim como na Conferência Nacional de saúde.

Também houve discussões nas áreas de Saúde do Trabalhador e Precarização do Trabalho; Saúde Mental e Promoção da Saúde: Desafios e Perspectivas da Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná; Modelos de Atenção à Saúde; Complexo Regulador como instrumento de Acesso Qualificado às Redes; A Responsabilidade Social dos Usuários na Gestão do Auto-Cuidado; Promoção da Saúde: Como eu faço?; Direitos Humanos e AIDS no SUS; Desprecarização do Trabalho no SUS; Atenção à Saúde da Mulher em seu ciclo de vida; e Saúde de Quem Cuida da Saúde.

A lista completa de entidades representadas será disponibilizada em outubro (2015) pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Curitiba, 21  de agosto 2015

Elizabeth Novaes

Com: Secretaria de Saúde do Paraná

Foto: Secretaria do Estado do Paraná

News Reporter

Deixe uma resposta