Fesmepar realiza Encontro de Sindicatos no litoral do Paraná

A Fesmepar realizou na última sexta-feira (30/8) mais um “Encontro de Sindicatos”, para reunir e discutir assuntos atuais do meio sindical que afetam diretamente o funcionalismo público.

Esta edição foi realizada em Matinhos, no litoral do Paraná e contou com o apoio do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Matinhos – SISMMAT, que auxiliou na organização do evento. Realizado na Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, o Encontro de Sindicatos contou com a presença de sindicatos de servidores do litoral que puderam discutir temas como a sustentabilidade sindical, e-social, PEC 06/2019 que trata da Reforma da Previdência, além das mudanças criadas pela Reforma Trabalhista.

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira agradeceu a presença de todos os diretores sindicais e falou sobre o atual cenário político-sindical brasileiro, em relação as mudanças geradas pelas “reformas” feitas pelo governo federal desde 2016. “Infelizmente hoje o trabalhador vive um momento de perda de direitos que foram adquiridos com um árduo trabalho dos sindicatos no decorrer da história. É necessário cada vez mais a união entre os sindicatos regionais para que as reivindicações e pautas possam alcançar proporções que antes ficavam restritas as quatro paredes dos gabinetes ou a manifestações que reverberavam apenas dentro do município”, disse.

A presidente do SISMMAT Márcia Machado iniciou os trabalhos falando sobre a importância dos sindicatos e sua representação dentro do contexto da gestão pública e o trabalho do dia-a-dia dos líderes sindicais frente às lutas em defesa dos direitos dos servidores municipais.

Também participou do evento a diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi e diretores sindicais dos sindicatos de servidores públicos municipais de Paranaguá (SISMUP), Antonina (SINSPAN), Matinhos (SISMMAT) e do sindicato do profissionais do magistério de Paranaguá (SISMMAP).

PALESTRA

O diretor da Fesmepar e presidente do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Diamante D’oeste Marcos Mocellin ministrou a palestra que abordou como tema principal o E-social que discutiu o papel das instituições públicas e privadas no contexto do E-social, as principais alterações na legislação e o cronograma de implementação e como o sistema poderá afeta a vida dos trabalhadores.

Em um segundo momento, os diretores sindicais puderam expor o dia-adia do sindicato que representa e as principais entraves encontradas em seus municípios fazendo um balanço das gestões com a aproximação das eleições municipais de 2020.

Foram discutidas estratégias de como atuar em determinados cenários e situações para que as demandas tenham uma aceitação mais sólida e concisa por parte dos poderes executivo e legislativo. Entre os temas mais discutidos pelos diretores estão; o plano de cargos e salários e a saúde fiscal dos municípios.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com informações SISMMAT

News Reporter