CASCAVEL: Fesmepar participa de ato público contra Medida que autoriza o autoatendimento nos postos de combustíveis

Caso seja aprovada, a mudança da Lei Federal pode causar o desemprego de aproximadamente 5 mil pessoas na região Oeste

 

Diretores da Fesmepar e de sindicatos da Região Oeste do Paraná participaram nesta quinta-feira (30/9), de manifesto organizado pelo SINDEPOSPETRO – Sindicato dos Frentista de Cascavel e Região, contra a emenda parlamentar 18 da MP 1063 que anula em todo o país a Lei Federal 9.956/2000, que proíbe o autoatendimento e manuseio de bombas de combustíveis pelo próprio consumidor.

O presidente do SINDEPOSPETRO – Antônio Vieira Martins o “Toninho”, frisa que a medida irá causar desemprego imediato destes trabalhadores, piorando o quadro de desemprego em todo o país.

“Nós temos 500 mil trabalhadores em todo Brasil, cinco mil na nossa região e 800 em Cascavel.  Nós estamos lutando em Cascavel e em todo Brasil, estamos falando com os deputados federais, e pedindo para que seja contra, para manter o que temos aqui.”

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou do ato junto à diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi e falou da luta que os trabalhadores de todas as categorias vem enfrentando no país.

“É inegável o período turbulento que o trabalhador brasileiro tem enfrentado, assim como os frentistas, nós servidores públicos, também estamos em uma luta em defesa dos nosso direitos e pela manutenção de um serviço público de qualidade. Estamos hoje participando deste ato organizado pelo SINDEPOSPETRO na defesa do emprego destes trabalhadores e também, pela manutenção do serviço público do nosso país, nos posicionando mais uma vez contra a PEC32/20 – Reforma administrativa. A luta pelo trabalhador está unificada, e é somente com a união que conseguiremos nos manter firmes e trabalhando por um país que inclua todo o povo brasileiro”, disse Luiz Carlos.

A extinção da profissão de frentista possui o potencial de desempregar 500 mil trabalhadores, segundo notícia publicada no jornal O Dia, sem criar nenhum tipo de absorção desta mão de obra, ou sequer pensar em algum modelo paulatino para que os trabalhadores possam se adaptar à nova realidade.

A campanha contra a Emenda está sendo realizada em todo o país, mobilizando frentistas e população.

Também participaram do ato o presidente da UGT- PARANÁ Paulo Rossi; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques – SISMUCAP Terezinha de Oliveira, além de servidores públicos e frentistas de Cascavel e Região.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

 

 
 
 
News Reporter