Em videoconferência com novos diretores sindicais, presidente da Fesmepar ressalta a importância do trabalho dos sindicatos de servidores municipais

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (17/3) videoconferência com as novas diretorias do sindicatos de servidores públicos municipais do Paraná, filiados a entidade. A reunião foi pautada nos deveres e no compromisso assumido pela diretoria ao ser eleita para a administração sindical.

Com participação de novos presidentes sindicais e diretores de sindicatos de diversas Regiões do Paraná, o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira explanou sobre a estrutura sindical brasileira, que tem como base sindicatos; federações, centrais sindicais e confederações, explicando a atuação e grau de cada entidade dentro da formação da estrutura “piramidal”.

Luiz Carlos ressaltou o fundamental trabalho realizado pelos sindicatos na manutenção da estrutura sindical brasileira.“É com base nas lutas dos municípios que as federações, confederações e centrais sindicais conseguem maior visibilidade do real cenário vivido pelos servidores municipais e adquirem legitimidade nas lutas estaduais e nacionais”.

Destacando o compromisso da representatividade diante das lutas, Luiz destacou que; “Os sindicatos possuem o papel de defender os interesses coletivos da categoria e os individuais dos seus integrantes também através da participação como parte nos processos judiciais em dissídios coletivos destinados a resolver os conflitos jurídicos e interesses da categoria”, reforçou.

Também foram abordadas questões administrativas, do dia a dia da diretoria no sindicato, como as atualizações do sindicato junto ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES do Ministério do Trabalho e Previdência Social e demais órgãos oficiais.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi reforçou que a luta sindical parte do compromisso na busca por equidade social.

“O sindicato é o todo e não somente a diretoria. Os servidores são a base fundamental para que o trabalho seja realizado de forma que atenda a todos, é com a participação dos trabalhadores junto ao sindicato que a diretoria conhece os anseios e necessidades reais da categoria”.

Falando sobre comunicação sindical, a jornalista da Fesmepar Elizabeth Novaes frisou que a comunicação sindical deve ser enxergada como parte estratégica da luta sindical. “A comunicação no meio sindical tem o poder de aproximar o servidor do sindicato, o servidor precisa se sentir parte do sindicato, pois de fato, é parte fundamental na construção de uma entidade forte e atuante. Se o trabalhador não enxergar que o sindicato é importante para ele, não verá motivo para apoiá-lo ou para participar de suas mobilizações. Além de divulgar o trabalho realizado pelo sindicato em prol dos trabalhadores, o jornalismo sindical precisa falar sobre a sociedade auxiliando o sindicato no cumprimento do seu papel social”, frisou.

Novas videoconferências serão agendadas ainda para o primeiro semestre de 2022, com novos temas para abrir debate e fomentar discussões quanto aos rumos do sindicalismo no serviço público.

 

Post: Comunicação Fesmepar 

 
 
 
News Reporter