Servidora de Capitão Leônidas Marques e diretora do SISMUCAP representará o Paraná no reality show Merendeiras do Brasil

A servidora pública e diretora do SISMUCAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques Eliza Szekut é a merendeira selecionada que representará o Paraná no reality show Merendeiras do Brasil – 2022, lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesta terça-feira (8/3), em Brasília.

As boas práticas na alimentação escolar garantiram ao município de Capitão Leônidas Marques a participação no reality show que terá a participação de uma merendeira escolar da rede pública por estado brasileiro.

A cerimônia que marcou a abertura do programa contou com a presença do Ministro de Estado e Educação Milton Ribeiro, do presidente do FNDE Marcelo Ponte além de representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e das merendeiras selecionadas.

De Brasília, a servidora embarcará para São Paulo para as gravações do programa, que é uma forma de reconhecimento ao importante trabalho realizado pelas merendeiras de todo o país. A servidora foi selecionada após análise realizada pelo FNDE no trabalho desenvolvido pelas prefeituras e profissionais ligados à alimentação escolar do Brasil.
 

O PROGRAMA

Criado com o objetivo de valorizar o papel de profissionais que trabalham diariamente em prol da alimentação de qualidade nas escolas públicas do Brasil, o programa busca defender a alimentação saudável e acessível como um elemento fundamental na formação pedagógica, divulgando o trabalho realizado pelo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e Plano de Prevenção e Controle da Obesidade.

 

SOBRE O PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

Post: Elizabeth Novaes 

Com informações FNDE

 

 
News Reporter