Com diretoria renovada, CSPB aponta caminhos para a superação dos desafios no setor público

Diretores da Fesmepar compõem a diretoria que administrará a CSPB pela gestão 2023/2027.

 

Nesta quarta-feira (30/11), a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB realizou a etapa eleitoral de seu 25º Congresso Nacional, que homenageou Sebastião Sores Silva, um de seus quadros mais reverenciados no sindicalismo brasileiro, com destaque para o grande legado na formação de dirigentes sindicais no Brasil e no exterior. Com diretoria renovada, a entidade moderniza a estrutura de cargos de modo a ampliar sua capacidade de intervenção e de resolução junto principais problemas que impactam os setor público e as categorias que atuam nele. A nova diretoria, que integra a chapa “Lutar Sempre” liderada por João Domingos Gomes dos Santos, foi eleita com a totalidade dos 236 votos apurados e reúne dirigentes experientes, com nomes de destaque no sindicalismo nacional e internacional.

“Temos capacidade suficiente para superar os desafios pela frente. A CSPB, sobretudo nesse momento de diversas dificuldades que atropelou o movimento sindical, com suas fontes de custeio ilegalmente e deliberadamente retiradas, aprendeu a fazer mais com menos e ganhou capilaridade e protagonismo neste período. Esse ciclo de governos neoliberais foi perverso ao sindicalismo. A política nefasta de redução do estado que vinha sendo conduzida regrediu para uma versão ainda pior, o ultraliberalismo, que persegue o desaparecimento do Estado. A América Latina segue a tendência de repetir ciclos comuns. Felizmente voltou a retomar do clico dos governos progressistas diante a destruição promovida pelos governos ultraliberais. Esse ciclo foi tão perverso que recorreu a sofisticadas ferramentas comunicacionais de desumanização e alienação social, que capturou corações e mentes de uma população vulnerável a esses instrumentos de manipulação. Mesmo diante dessa circunstância, derrotamos muitos governos ultralibeirais no continente logo  na primeira tentativa de reeleição. Elegemos, no Brasil, um governo civilizado mas de coalisão, com ampla diversidade ideológica. Recuperamos a democracia e seguiremos na disputa de espaços no novo governo afim de superar os desafios do setor público e da sociedade em geral”, informa o Presidente reeleito da CSPB, João Domingos.
                                                     

Homenagem a Sebastião Sores da Silva

Outro ponto alto do evento foi a homenagem ao insubstituível líder e ícone da formação sindical no Brasil, Sebastião Soares da Silva, falecido no dia 28 de maio de 2021. “Tiãozinho” deixa um respeitável legado sindical, reconhecido em âmbito nacional e internacional como um dos mais talentosos formadores de lideranças sindicais no Brasil e no mundo.

 

Resumo das Palestras

Palestrantes renomados discorreram sobre o cenário nacional e internacional para o setor público.  Lideranças sindicais internacionais e o coordenador da Equipe de Transição para a área do trabalho compartilharam conhecimentos e análise de conjuntura aos delegados e participantes do evento.

Clemente Ganz Lúcio, Coordenador-Geral do Governo de Transição para a Área do Trabalho, apresentou a palestra magna do 25° Congresso com o tema “A conjunta nacional e as perspectivas do Governo Lula para o mundo do trabalho”.

 

Jocélio Drummond, Secretário Executivo das Américas para a Internacional dos Servidores Públicos (ISP) discorreu sobre  “O Papel do Estado na nova ordem mundial pós-pandemia e pós-verdade”.

 

Júlio Fuentes, Presidente da Confederação Latino Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais – CLATE palestrou sobre o tema “O futuro do trabalho no setor público”. Abaixo alguns temas em destaque abordados pelo líder sindical.

A Nova diretoria eleita da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB para a gestão 2023/2027 reúne nomes de destaque no sindicalismo nacional  e internacional para o setor público. A formação da chapa “Lutar Sempre”, única a disputar o pleito, aperfeiçoou a relação de cargos de modo a modernizar e dar mais agilidade às ações da entidade.

“Uma autêntica seleção de grandes nomes que irão contribuir bastante para a superação dos desafios do presente e do futuro. Estou muito otimista de que saímos ainda mais fortes após consagradora vitória, por amplo consenso da nossa base, dessa etapa eleitoral do 25ª Congresso. Nossa CSPB, com atuação de destaque em diversas frentes luta, está mais madura, moderna e preparada para novas e relevantes conquistas às suas categorias representadas”, avalia o Presidente da entidade, João Domingos Gomes dos Santos.

 

 

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA EM https://www.cspb.org.br/

Fonte: Confederação dos Servidores Públicos do Brasil

 
 
News Reporter