Sindicatos de servidores públicos municipais filiados à Fesmepar discutem pautas regionais em São Miguel do Iguaçu

Na última quinta-feira (29/2), representantes de sindicatos de servidores públicos municipais filiados à Fesmepar, reuniram-se em São Miguel do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná, para conversa administrativa que debateu questões jurídicas além das demandas do dia a dia da administração sindical.

A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu – ACISMI e contou com a presença dos presidentes dos sindicatos de servidores de Diamante D’Oeste (SISMUDI) Marcos Aurélio Mocellin, que também é secretário geral da Fesmepar, São Miguel do Iguaçu (SINSMI) Rosnete Hubler; Missal (SINDISMI) Ilceu Correa; Serranópolis do Iguaçu (SINDISERRA) Selvino Mahl; Matelândia (SISMAT) Anna Cristina Matte e a diretora Laoderene Batistella; Santa Terezinha de Itaipu (SISMUSTI) Nelsi Freiberger e a advogada Franciele Bernardi e a diretora do SINDISMED Medianeira Ana Cleia Noschang.

Idealizador do evento, o presidente do SISMUDI destacou que a reunião foi muito produtiva e proporcionou a troca de experiencias entre os líderes sindicais da regional (…) A reunião possibilitou essa troca de experiência, o que está sendo trabalhado em prol dos servidores públicos de cada município. Podemos destacar que o trabalho realizado em um determinado município, pode ser aperfeiçoado e aplicado em outro município, tendo como principal objetivo a valorização do servidor publico”, disse Marcos Aurélio Mocellin.

E completou (…) “sabemos que os desafios são grandes, mas com o apoio dos colegas dos sindicatos podemos alcançar com sucesso o objetivo de ajudar nossos servidores municipais”.

A presidente do SISMI Rosnete Maria Hubler, fez uma breve explanação do trabalho realizado pelo SINSMI com pontos administrativos e jurídicos junto ao assessor jurídico do sindicato Edson Silva da  Costa e aproveitou para frisar que o principal objetivo do encontro é a troca de experiências e a integração dos sindicatos da regional para discutir os trabalhos realizados pelos sindicatos. “Nosso intuito é abordar temas como proteção aos direitos dos servidores e também na observação das “reformas” e leis que estão em tramitação em nível nacional que afetam a carreira dos servidores públicos municipais. Sentimos a necessidade de discutir os assuntos regionais pelas especificidades da região, são administrações que vivem cenários parecidos, a forma com que os prefeitos se relacionam com os presidentes dos sindicatos, a forma de trabalho dos sindicatos é muito parecida. Então esse encontro foi para alinhar este trabalho e fazer uma troca de experiencias e somar conhecimentos e vivências”, disse Rosnete Hubler.

Os líderes sindicais expuseram os trabalhos realizados nos municípios e apresentaram as demandas atuais como no caso do Piso Nacional do Magistério e da Enfermagem.

Em 2024 a Fesmepar realizará encontros regionais com sindicatos de servidores públicos municipais para debater assuntos da atualidade que impactam diretamente na vida dos servidores públicos, como é o caso do Piso da Enfermagem, Piso do Magistério, PEC 32 – Reforma Administrativa e a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que  que estabelece princípios e garantias para a organização sindical, a negociação coletiva, o direito de greve e, na proposta que segue em desenvolvimento no Grupo de Trabalho Interministerial, critérios gerais para o afastamento de dirigentes do setor público para o exercício da atividade sindical.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb|PR 10.959

Com informações: SISMUDI

News Reporter