CASCAVEL: Em greve, profissionais da enfermagem pedem valorização da categoria

Profissionais da enfermagem de Cascavel, na Região Oeste do Paraná, iniciaram nesta terça-feira (21/11), greve dos trabalhadores pedindo aumento salarial. A categoria busca valorização salarial e plano de cargos e carreiras para a categoria da enfermagem.

A decisão pela greve foi tomada em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Cascavel – SISMUVEL no dia 9 de novembro (2023).

Vale lembrar que em 22 de setembro o SISMUVEL protocolou um pedido de negociação com a prefeitura, mas os representantes do sindicato não foram recebidos. O SISMUVEL destaca que tentou marcar reuniões com a administração municipal diversas vezes para falar sobre a valorização dos profissionais da enfermagem. Nos últimos meses foram realizadas manifestações dos profissionais e, sem reposta da prefeitura, a categoria definiu por iniciar a greve nesta terça-feira (21).

O SISMUVEL protocolou ofício junto à prefeitura informando a decisão em assembleia pela realização da greve da enfermagem em 10 de novembro, além de entregar o ofício à secretaria de saúde municipal.

São cerca de 700 servidores da enfermagem no município de Cascavel, e atualmente a maior defasagem salarial é dos técnicos de enfermagem, com salário base de R$ 1,9 mil, que representa menos de 50% dos enfermeiros.

“Enviamos ofícios e tentamos contato por várias vezes, mas sem sucesso em iniciar uma conversa com o prefeito sobre as demandas da enfermagem. Por isso, a categoria se mobiliza em frente à prefeitura, por tempo indeterminado. Continuaremos na luta até que esses profissionais, que salvam vidas, sejam reconhecidos com um salário digno!” disse o presidente do sindicato, Ricieri D’Estefani Junior.

Em cumprimento a lei e em respeito à população os serviços essenciais estão mantidos, já que os profissionais não estão todos paralisados em manifesto ao mesmo tempo, um quadro reserva está mantido atendendo as demandas das unidades de saúde, o que garante a manutenção do atendimento à população.

 

Foto: SISMUVEL

Com informações Rede Tarobá e SISMUVEL

 

 
 
 
News Reporter