Lula e Biden se unem por sindicatos e trabalhadores de aplicativos após tensão entre Brasil e EUA

Foto: Lula e Biden em encontro na Casa Branca em fevereiro de 2023

 

Na próxima quarta-feira, 20/9, em Nova York, os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Estados Unidos, Joe Biden, vão lançar um documento batizado de “Coalizão Global pelo Trabalho”, no qual defenderão liberdade sindical, garantias aos trabalhadores por aplicativo, entre outras medidas.

Ou, nas palavras do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, Biden e Lula irão se juntar “para destacar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham na construção de um país sustentável e democrático, um mundo equitativo e pacífico”.

Embora o teor do texto ainda não esteja finalizado e tampouco seja público, ao menos quatro pessoas envolvidas em sua elaboração, tanto do lado americano quanto do brasileiro, disseram à BBC News Brasil que os detalhes do acordo importam menos diante do que representa a própria existência da iniciativa.

Depois de uma série de solavancos, o lançamento representa um certo resgate da relação entre os dois líderes.

“A sacada não está em algo escrito no documento, está no fato de que Brasil e EUA estão liderando isso juntos, que Lula e Biden construíram algo novo em conjunto”, disse à BBC News Brasil um dos auxiliares de Lula com envolvimento direto no assunto.

 

Fonte: BBC News – brasil https://www.bbc.com/portuguese/articles/cyjwzd44x2no#:~:text=Na%20pr%C3%B3xima%20quarta%2Dfeira%2C%2020,por%20aplicativo%2C%20entre%20outras%20medidas.

Por Mariana Sanches (Enviada da BBC News Brasil a Nova York)

Foto: BBC

 
 
 
News Reporter