QUAL O PAPEL DO SINDICATO EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?

A Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná – Fesmepar, reforça a todos os sindicatos filiados a esta entidade que a diretoria dos sindicatos deve atender as determinações dos governos Federal, Estadual e administrações municipais em relação às prevenções de contaminação com o COVID 19 – Coronavírus, mas deve ser considerada a seriedade em se manter o trabalho de atendimento aos servidores, levando em consideração o importante papel social que o sindicato realiza para a sociedade.

O nosso trabalho é, sem dúvida, a representação dos servidores que gera um serviço social para com a população, portanto, temos o compromisso de manter a luta em defesa desses trabalhadores. Entendemos que este é um momento excepcional, nunca vivido com tanta gravidade em nosso país. Também é papel dos sindicatos estarmos na linha de frente, orientando os nossos servidores sobre a importância do trabalho efetivo neste momento de crise e incertezas, além de fiscalizar as condições de trabalho vividas por estes servidores.

Sabemos da dificuldade e das dúvidas dos servidores quanto às jornadas de trabalho alteradas neste momento devido a grande demanda de atendimentos na área da saúde e segurança pública, por este motivo, devemos manter os trabalhos, buscando formas alternativas (via telefone e e-mail) para continuarmos prestando o devido e necessário amparo aos servidores que estão na linha de frente neste momento.

Os diretores liberados para o trabalho presencial nos sindicatos ou não, devem estar disponíveis para o atendimento, inclusive para auxiliar nas negociações junto às administrações municipais nas tomadas de decisão que afetem o funcionalismo público neste momento.

Entendemos a gravidade e a crise na saúde pública em que estamos vivendo, frisamos que é de extrema importância que se cumpram as determinações dos Governos seja Federal, Estadual ou municipal, quanto ao fechamento e diminuição de circulação de pessoas, mas também ressaltamos que, cada sindicato deve avaliar as suas condições de contágio e disseminação do vírus e de alguma maneira, manter o atendimento aos servidores, mesmo que seja via telefone e/ou e-mail.

A diretoria da Fesmepar está disponível para esclarecimentos.

Curitiba, 23 de março de 2020

News Reporter