CANTAGALO: Presidente da Fesmepar discute as entraves da administração sindical com a presidente do SISMUCA

Nesta quarta-feira (8/5), o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, reuniu-se com a presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Cantagalo – SISMUCA Inês Pereira de Jesus para discutir assuntos administrativos da atual gestão sindical.

Acompanhado da diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi, Luiz Carlos falou sobre as alterações nas legislações referentes aos servidores, além das tramitações dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e emprego.

A presidente do SISMUCA ressaltou que o trabalho diário do sindicato muitas vezes é dificuldato pela falta de abertura por parte da administração municipal que dificulta o diálogo com o sindicato, postergando alguns dos importantes avanços aos servidores, como é o caso do Estatuto do Servidor que não é atualizado desde 2003 e dos professores que teve a ultima atualização em 2004.

“O SISMUCA vem trabalhando e tentando diálogo junto a prefeitura, já foi realizado estudo dos textos dos estatutos dos professores e dos servidores e entregue para a prefeitura, mas até o momento não tivemos nenhuma resposta por parte da administração municipal, isso dificulta o dia a dia da vida dos servidores que estão com seus direitos defasados. Esta é uma luta antiga do SISMUCA, mas vamos continuar lutando, pois muita coisa foi alterada na legislação e precisamos dessas atualizações para os servidores municipais”, disse Inês.

Quanto aos pisos do magistério e da enfermagem, Inês destacou que os novos concursados estão recebendo o Piso Nacional, mas os servidores de carreira ainda não o recebem, nem mesmo como complemento.

Também estão sendo realizados estudos quanto ao Fundo de Previdência, que no caso dos professores e servidores de Cantagalo, funciona como fundo próprio.

SEDE PROPRIA

Atualmente o SISMUCA funciona em uma sala da Associação Comercial do município, mas logo será realocada para uma sede própria que está em construção em terreno adquirido pelo SISMUCA, um importante passo já que o sindicato terá melhores condições de atendimento dos servidores municipais.

News Reporter