Nosso passado parece tão distante, quem sabe por que foi muito difícil, por isso é necessário fazermos uma retrospectiva do nosso movimento sindical.

Somos uma classe delegada a segundo plano, somos taxados de incompetentes, e privilegiados, mas temos certeza de que não é nada disso, somos trabalhadores iguais a todos, pois somos seres humanos que sentimos todas as necessidades, temos famílias e nosso papel principal é servir e trabalhar para que a nossa população tenha um serviço de qualidade em todas as áreas de nossa atuação, e como tal também fazemos parte desta sociedade.

Com a Constituição de 88 foi possível a sindicalização dos servidores públicos dos três poderes, e assim a criação dos sindicatos, federações e confederações, mas infelizmente foi deixado mais de 240 artigos desta constituição para fazerem leis complementares e entre elas a negociação coletiva, greves, e outros.

Em 89 foi que começou o primeiro fórum de servidores em Curitiba do qual nós fizemos parte, onde se discutiu os problemas dos servidores, as condições de trabalho e a participação dos sindicatos recém fundados e suas diretorias. Este encontro foi o embrião para a fundação da nossa federação.

No dia 25 de novembro de 2001 fundamos a nossa Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais e Estaduais do Paraná – FESMEPAR com os Sindicatos de: Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Nova Esperança, Guaraniaçu, São Miguel, Santa Helena, Pato Branco, Capitão Leônidas Marques, Nova Prata, Laranjeiras e outros, com sede em Cascavel – Pr.

Tivemos muitos tropeços e dificuldades como todas as entidades, foram sete anos buscando regularizar o nosso registro junto ao Ministério do Trabalho, durante este tempo alguns companheiros conseguiram segurar esta luta e não desistiram, hoje podemos dizer que podemos trabalhar junto com os sindicatos para a melhoria e valorização de toda a nossa classe de servidores públicos.

Sabemos do nosso papel como entidade de grau superior, procuraremos ser o suporte, o auxílio, a mão amiga para podermos enfrentar as grandes dificuldades que aparecem.

Estamos auxiliando os sindicatos na regulamentação dos documentos junto ao ministério do trabalho, e acessória quando solicitado.

A principal bandeira da nossa federação junto aos sindicatos será com certeza os cursos de formação, que fará com que os dirigentes tenham as condições necessárias para debater as propostas de melhorias para nossos servidores.

O fortalecimento dos Sindicatos é nossa maior preocupação, junto com as entidades superiores lutaremos para melhorar cada vez mais as condições de nossos servidores, buscando a profissionalização, valorização e dignificação da função pública, sem permitir de forma alguma que excluam os direitos já conquistados.

De forma organizada e consciente, oferecemos o suporte necessário no sentido de mobilizar as entidades sindicais para que juntos possamos participar efetivamente do processo de transformação da nossa sociedade.

 

 Luiz Carlos Silva de Oliveira
Presidente-Fesmepar