Fesmepar realiza Assembleia Geral de Prestação de Contas

A Fesmepar realizou na última sexta-feira (25/2) Assembleia Geral Ordinária que além da prestação de contas anual da entidade aos sindicatos associados, também apresentou o relatório dos trabalhos realizados pela entidade no período de julho de 2021 a fevereiro de 2022.

Realizada na sede da entidade, em Curitiba, a Assembleia convocada pelo presidente Luiz Carlos Silva de Oliveira reuniu diretores da Fesmepar e presidentes dos sindicatos de servidores públicos municipais filiados a federação, vindos de todas as Regiões do Paraná.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi iniciou a Assembleia agradecendo a presença de todos, ressaltando o compromisso da Fesmepar em manter os trabalhos com transparência. “Hoje realizamos a assembleia conforme determina o Estatuto para manter a transparência de tudo o que é realizado pela diretoria da Fesmepar, que sempre é planejado e realizado pensando nos nosso associados que são a razão pela qual a Fesmepar existe”, frisou. “Estamos em pandemia, mas precisamos seguir em frente, nos adaptando às novas situações. Aproveito para agradecer o esforço de cada companheiro em estar presente hoje, o esforço de cada um faz a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente dos servidores públicos, nas quais nossos sindicatos filiados não medem esforços em contribuir com a melhor qualidade de vida de todos”, disse Sonia Marchi.

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira ressaltou que o dia a dia da Fesmepar é estar sempre no atendimento das demandas dos sindicatos, seja nas negociações com as prefeituras ou no trabalho administrativo dos sindicatos, destacando a importância de manter o sindicato com a documentação atualizada perante o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

“Temos muito a fazer, estamos vivenciando a dificuldade em se concretizar a questão dos pisos salariais e a Fesmepar está sempre a disposição com o administrativo e o jurídico para auxiliar os sindicatos.

É preciso fazer o que for necessário para manter os sindicatos com a documentação atualizada perante o Ministério do Trabalho para que o sindicato possa continuar atuando na defesa dos servidores públicos sem correr o risco de sofrer alguma penalidade administrativa ou jurídica por parte dos órgãos oficiais, e a Fesmepar existe para auxiliar inclusive nessas demandas administrativas”. Muitas vezes os servidores sofrem ataques aos seus direitos, como é o caso da Reforma Administrativa, então precisamos fazer a nossa parte para mantermos a luta sempre viva em prol dos servidores e do serviço público de qualidade”.

 

O vice-presidente da Fesmepar e presidente do SINSEMAR (Marechal Cândido Rondon) Fernando Hubner agradeceu a presença de todos e frisou o difícil momento em que as entidades sindicais enfrentam atualmente no país. “Estamos vivendo momentos ímpares, principalmente as confederações e as centrais sindicais, pois sem recursos financeiros enfrentam sérios problemas para continuarem ativas. Sabemos que sem dinheiro em caixa é difícil que a entidade se mantenha em atividade na defesa dos trabalhadores. É necessário continuar a luta em defesa dos servidores e trabalhadores das outras categorias”.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS
O balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2021 foi apresentado pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle, que expôs relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

 RELATÓRIO DE TRABALHO – 2021

Foi apresentado pela diretora de finanças Sonia Marchi o relatório das atividades realizadas pela Fesmepar no período de julho de 2021 a fevereiro de 2022. Entre reuniões administrativas, visitas aos sindicatos e manifestos, destacou-se a luta da Fesmepar e dos sindicatos de servidores municipais associados contra a PEC 32/2020,  chamada de Reforma Administrativa, que ataca os pilares que, desde a Constituição de 1988, têm sido decisivos para elevar a qualidade dos serviços públicos no país.

A proposta de mudança na Constituição acaba com a estabilidade e o concurso para a quase totalidade dos servidores públicos. Esta proposta atinge não somente os futuros servidores, mas também os atuais, facilitando demissão e arrocho salarial dos que estão em atividade, e o confisco dos aposentados, com a quebra inevitável dos seus sistemas de Previdência. Outro importante ponto presente na PEC 32 é a “entrega” os serviços públicos a empresas privadas e de terceirização, promovendo a sua precarização e descontinuidade, em favor do lucro de poucos. Em lugar de servidores concursados e qualificados, a Reforma permite a contratação eventual, de trabalhadores sem o devido preparo, e a entrega total dos cargos de direção a indicados políticos do governo.

JURÍDICO

O assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle destacou a importância da regularização sindical junto Ministério do Trabalho e Previdência Social. “Vivemos uma instabilidade jurídica, muita coisa pode ser alterada ao longo dos meses, por isso, é de extrema necessidade a regularização da documentação sindical e nos colocamos a disposição para que futuramente os sindicatos não sofram nenhuma penalidade por parte dos órgãos oficiais”.

Além de diretores e presidentes de sindicatos se servidores públicos municipais de todo o Paraná, filiados à Fesmepar, também participaram da assembleia o secretário-geral da Fesmepar Marcos Aurélio Mocelli­­­n; o diretor adjunto de finanças: Leonel Clovis Lupatini; a secretária da mulher  Marta dos Santos  e o secretario de organização e política sindical: Edilson de Lima Glovienka.

 

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

 
 
 
 
 
 
News Reporter