Diretoria executiva da Fesmepar discute pauta de atuação municipal e regional

A diretoria executiva da Fesmepar reuniu-se nesta segunda-feira (11/3), para discutir assuntos administrativos da entidade como a agenda de trabalho e a atuação da Federação e Centrais Sindicais junto aos sindicatos de servidores municipais do Paraná.

A reunião foi realizada em Cascavel, na Região Oeste do Paraná e contou com a presença do presidente Luiz Carlos Silva de Oliveira; do vice-presidente Fernando Aloísio Hubner; do secretário geral Marcos Aurelio Mocellin; da diretora de finanças Sonia Maria Marchi; do diretor adjunto de finanças Leonel Clovis Lupatini; da secretária da mulher Marta dos Santos; do  secretário do organização sindical Edilson Lima Glovienka e do diretor Maurício Daciulis

Entre os principais assuntos debatidos, o presidente da Fesmepar falou do trabalho que a federação desenvolve junto aos sindicatos de servidores e das próximas ações que serão realizadas durante 2024. “Uma das prioridades da Fesmepar é estar próxima dos sindicatos associados, pois é assim que conseguimos saber a realidade dos servidores de cada município. Estamos planejando encontros regionais que abordarão temas sugeridos pelos sindicatos. Essa troca de experiência faz com que saibamos o cenário de atuação das regionais e nos facilita desenvolver trabalhos que realmente sejam relevantes a cada regional paranaense”, disse Luiz Carlos.

Os diretores repassaram as agendas regionais e as principais demandas vindas dos municípios, como é o caso das negociações junto as prefeituras, pagamento dos pisos salariais da enfermagem e magistério, agenda de eleições sindicais; data-base dos municípios entre outros assuntos.

O vice-presidente Fernando Hubner destacou que 2024 é ano de eleições municipais para prefeito e vereador, lembrando que os dirigentes sindicais devem se atentar aos prazos de descompatibilização do cargo no sindicato para não haver conflito com a lei eleitoral. “É muito importante que tenhamos representantes dos servidores nas câmaras municipais, aproximando a categoria da administração pública, mas também é preciso que os diretores dos sindicatos de servidores se atentem as regras para evitar problemas futuros”, disse Hubner.

A diretora de finanças Sonia Marchi ressaltou que a organização da sociedade impacta diretamente na atuação dos sindicatos e que o ano eleitoral muitas vezes é decisivo para o desenvolvimento dos trabalhos dos sindicatos. “Com a aproximação do processo eleitoral municipal se intensifica a necessidade de conscientizar a população e, especificamente os servidores públicos, para que escolham candidatos a vereador e a prefeito que estejam do lado do trabalhador. São os vereadores e prefeito que estão mais próximos da população e que portanto, conhecem as necessidade do município. Pesquisar sobre a proposta dos candidatos e da atuação junto a sociedade é dever de todos”, disse Sonia Marchi.

Ainda na pauta, foi discutida sobre a atuação das Centrais Sindicais junto aos sindicatos de servidores públicos municipais, que necessitam de apoio nas lutas em defesa dos direitos e muitas vezes enfrentam dificuldades no dia a dia da administração sindical.

Luiz Carlos ainda destacou que não basta que exista uma entidade sindical, mas que a entidade entenda a realidade da categoria para representá-los nas lutas.  “A representação da categoria é fundamental para o crescimento e valorização dos trabalhadores, mas também entendemos que essa representação deve se dar por entidades que realmente estejam próximas aos servidores, que tenham atuação ativa, que ouça e esteja presente no dia a dia desses servidores”, disse o presidente da Fesmepar.

Também foi destacada a atuação do Grupo de Trabalho Interministerial ao qual o presidente da Fesmepar é membro representando os servidores públicos pela União Geral dos Trabalhadores – UGT, formado para discutir e elaborar o texto do projeto que visa regulamentar a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece princípios e garantias para a organização sindical, a negociação coletiva, o direito de greve e critérios gerais para o afastamento de dirigentes do setor público para o exercício da atividade sindical.

A agenda de cursos e encontros regionais destinada aos sindicatos de servidores públicos municipais filiados a Fesmepar será divulgada posteriormente.

 

Post: Comunicação Fesmepar 

News Reporter