SISMUCAP se solidariza com APP-Sindicato na luta contra a privatização das escolas públicas do Paraná

O Sindicato dos Servidores Municipais de Capitão Leônidas Marques(SISMUCAP) declara seu apoio à APP-Sindicato na resistência contra a privatização das escolas públicas do Paraná.

Esta mobilização é uma resposta à ameaça que a privatização representa para a educação pública de qualidade no estado.

A luta contra a privatização das escolas estaduais não é apenas uma questão de gestão de recursos, mas um compromisso com o futuro dos filhos do Paraná. A privatização pode limitar as oportunidades educacionais e profissionais dos estudantes, que atualmente têm na escola pública um caminho para um futuro promissor.

SISMUCAP defende uma educação 100% pública, onde gestores, professores e funcionários desempenham suas funções com competência e responsabilidade. A entrega das escolas à iniciativa privada representa não apenas a transferência de encargos, mas a abertura de espaço para o lucro privado financiado com recursos públicos, oriundos dos impostos. Tais recursos deveriam ser reinvestidos nas próprias escolas para melhorar a qualidade do ensino e valorizar os profissionais da educação.

A proposta de privatização é vista como um retrocesso nos direitos dos trabalhadores da educação. Os fundos destinados à educação devem ser usados para a valorização de educadores, funcionários e para a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, a privatização contraria a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que definem a educação como uma responsabilidade do Estado e dos municípios, e não de empresas privadas que visam lucro.

A SISMUCAP alerta que pessoas alheias à realidade das escolas públicas não considerarão adequadamente as necessidades dos estudantes. A escola pública é fundamental para que os estudantes possam adquirir e aprofundar conhecimentos, preparando-os para assumir futuras posições de liderança.

A união é essencial na defesa da educação pública. SISMUCAP conclama todos a se juntarem a esta luta, reafirmando que quando o assunto é educação, a união faz a força.

Fonte: Rádio Hawai

News Reporter