DIAMANTE D’OESTE: Presidente do SISMUDI participa de ação do projeto “Encontros e Caminhos” realizado pela Itaipu Binacional em parceria com a prefeitura do município

No último dia 10 (novembro), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diamante – SISMUDI Marcos Mocellin participou de mais uma ação do projeto “Encontros e Caminhos”, desenvolvido com o apoio da Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Diamante D’Oeste. O projeto visa a proteção e a captação da água que brota no solo para ser utilizada nas chácaras urbanas e pequenas propriedades rurais do município.

Nesta etapa, o trabalho foi realizado na propriedade da família Gheno, que fica no perímetro urbano da cidade de Diamante D’Oeste. O proprietário, Sr. Giovane Gheno, que é servidor público municipal, motorista da Secretaria Municipal de Saúde, e sindicalizado ao SISMUDI, ficou muito feliz com o trabalho de proteção da nascente e se mostrou muito satisfeito com o projeto que veio de encontro a uma antiga necessidade de obtenção de água limpa para uso na sua propriedade. “Com essa proteção de nascente  vou utilizar a água, de forma gratuita, já que vai até o galpão por declividade”, disse Giovani Gheno

Foi utilizada a técnica de “solo cimento” que protege a fonte de água de contaminações externas e torna a água limpa e utilizável tanto para dessedentação animal como uso doméstico.

O presidente do SISMUDI e diretor da Fesmepar auxiliou na revitalização e proteção de nascente no município de Diamante D’Oeste e frisou a importância da preservação das nascentes para a garantia de água de qualidade às futuras gerações. “Em um passado muito recente a água era considerada um bem infinito, mas a realidade mudou e rotineiramente está faltando água nas propriedades. Preservar as nascentes é pensar  nas futuras gerações”, disse Marcos Mocellin.

O projeto foi colocado em prática em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município e Itaipu Binacinal e irá beneficiar o perímetro urbano e pequenas propriedades.  A Secretária e Agricultura e Meio Ambiente, Daniele Patrica Gentilini Marquez, que é Engenheira Agrícola, salienta que esse trabalho é de fundamental importância para a manutenção e preservação da água no município.

 

PROGRAMA “ENCONTROS E CAMINHOS”

O programa é uma parceria dos governos municipais, Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e tem por objetivo a execução de uma jornada de resgates, reconhecimento e de construção de identidade territorial, como a recuperação de nascentes, construção de cisternas e implantação de hortas comunitárias em município Lindeiros da região Oeste do Paraná e em Mundo Novo, no estado do Mato Grosso do Sul.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb/PR 10.959

Com informações: SISMUDI

 

 
News Reporter