O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira participou na última segunda-feira (24/1), de reunião de negociação do reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Colombo, na Região Metropolitana.
Realizada na sede da prefeitura a reunião teve a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colombo – SISMUCOL Vani Rodrigues; de representantes da Associação dos Servidores Municipais de Colombo – ASSEMCO; do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Município de Colombo – APMC; da Colombo Previdência além do secretário de administração municipal, Ademir Garcia, do chefe de gabinete José Arcie e demais representantes da prefeitura.
A prefeitura pontuou que na atual situação econômica do município, seria necessário arrecadar mais de 103 milhões para que conseguisse honrar com o passivo trabalhista, pagamento dos 4,52%; descongelamento dos anuênios, progressões e avaliações, bem como o percentual da data-base de 2022, que é de 10,06%, calculo do IPCA. Foi então assumido pela prefeitura o compromisso de pagamento de 4,52% parcelado em cinco vezes, que será lançado já na folha de janeiro, neste mês ainda será pago o retroativo referente a setembro de 2021. Em fevereiro será pago o retroativo de outubro; em março o retroativo de novembro e em abril o retroativo de dezembro, todos referentes a 2021. No mês de maio será pago o retroativo da diferença do 13º salário e 1/3 de férias.
PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO:
A prefeitura ainda assumiu o compromisso de pagar o Piso Nacional do magistério respeitando a legislação federal, assim que seja confirmado em lei municipal o valor estipulado pelo governo federal e o retroativo ao mês de janeiro (caso se mantenha o mesmo prazo previsto na Lei do Piso 11.738/2008); Também assumiu o compromisso de pagar o piso para os Agentes Comunitários de Saúde de acordo com a legislação federal.
Post: Elizabeth Novaes
Com informações SISMUCOL
Foto: APMC