O presidente da Fesmepar e vice-presidente da CSPB- Confederação de Servidores Públicos do Brasil- no Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou durante os dias 9 e 10 da “Reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes, da CSPB” em Brasília, junto a diretores sindicais de todo o país, para discutir temas voltados ao funcionalismo público e debater diretrizes para 2016.
Durante os dois dias de reunião, as lideranças sindicais acompanharam palestra sobre conjuntura política/econômica e debateram importantes temas da gestão como o calendário de ações, articulações políticas e principais mobilizações da confederação.
Também foram apresentados relatório da Comissão de Ética; a proposta orçamentária além de informes da diretoria e das entidades filiadas.
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, coordenou as atividades e iniciou a reunião alertando para os desafios que se colocam em rota de colisão com os interesses dos trabalhadores e do movimento sindical.
Durante o primeiro dia de reuniões, os diretores puderam acompanhar palestra com o diretor de documentação do DIAP, jornalista Antônio Augusto de Queiroz, que fez uma abrangente análise da conjuntura política/econômica do país e apontou caminhos para o movimento sindical e se posicionar diante dos novos desafios.
O presidente da Fesmepar, falou sobre a grande representatividade da CSPB e a importância em se discutir a atuação do movimento sindical no Brasil, lembrando as barreiras já enfrentadas pelas entidades sindicais.
Temas como a previdência dos servidores; negociação coletiva; qualificação e formação de quadros sindicais; aproximação programática com as bases; regulamentação do imposto sindical; riscos e ameaças da privatização no setor público; práticas antissindicais; defesa dos princípios constitucionais; a agenda de desmonte da estrutura estatal, bem como propostas e projetos – de interesse dos trabalhadores, dos servidores públicos e das entidades sindicais – que tramitam no Poder Legislativo, foram amplamente debatidos no encontro. O objetivo é deliberar estratégias mais adequadas e eficazes para o enfrentamento dos temas discutidos.
A Proposta Orçamentária conduzida pela diretoria financeira da entidade, tendo em vista as expectativas que se colocam diante da nova realidade econômica do país, os dirigentes defenderam a manutenção dos investimentos desconsiderando eventuais – e improváveis – incrementos de arrecadação. Visando a saúde financeira da confederação, a previsão de gastos para 2016 foi aprovada sob os mesmos parâmetros do exercício de 2015. A proposta foi aprovada, por unanimidade, entre os representantes das entidades filiadas.
No segundo reunião (10/12), o senador Antônio Anastasia, autor do projeto PLS 397/2015, aprovado no Senado, que regulamenta a negociação coletiva no setor público, participou dos debates expondo e esclarecendo dúvidas sobre o projeto, que segue para análise na Câmara dos Deputados.
Também foi debatida a proposta de reestruturação organizacional da CSPB, e apresentado um panorama atualizado da representação da CSPB junto ao movimento sindical e internacional.
Ao apresentar o status político da entidade, o presidente João Domingos, reforçou a necessidade de intensificar a atuação da entidade sindical junto às esferas regionais. Sugeriu, durante a reunião, a criação de unidades da CSPB nos estados. A proposta, no conjunto, foi aprovada pelos participantes.
Após a consulta que confirmou a aprovação ao projeto apresentado, foi sugerida a criação de duas comissões: uma Comissão para Reforma Estatutária, com a finalidade de analisar, propor, aperfeiçoar e apresentar um relatório final do projeto a ser deliberado pelos representantes da entidade; e outra para elaborar um programa partidário tendo como base o Estado Social Democrático de Direito. As propostas para criação das comissões foram acatas por unanimidade entre os participantes.
Diretoria executiva da CSPB debatem diretrizes para 2016.
–
Lideranças sindicais de todo o país debateram importantes temas da gestão como o calendário de ações, articulações políticas e principais mobilizações da confederação.
–
Diretoria executiva da CSPB recepciona o senador Antônio Anastasia, autor do projeto PLS 397/2015.
Curitiba, 11 de dezembro de 2015
Post: Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa- Fesmepar
Foto: Júlio Fernandes
com: Secom/ CSPB