Nesta terça-feira (25/06), o presidente da Fesmepar – Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira, realizou a pedido, reunião virtual com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Lapa – SISMUL para discutir a situação atual do Fundo de Previdência dos Servidores da Lapa.
Participaram da reunião o presidente do SISMUL Anderson Carlos dos Santos, a secretária geral Suzana Luzia Kossoski, a diretora de finanças Solange Klostermann, além do assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle e a diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi.
Na oportunidade foi relatado pela diretoria do SISMUL a possível falta de repasses da Prefeitura da Lapa ao Instituto de Previdência do Município e os desdobramentos dessa situação para o funcionalismo da Lapa.
Ficou definido em consenso que não é papel do sindicato apurar os fatos levados à tona na última reunião da Câmara de Vereadores da Lapa em 18/06, e que a apuração da denúncia deve ficar a cargo do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Câmara de Vereadores da Lapa. Neste momento o sindicato atuará cobrando o cumprimento da lei no que se refere aos depósitos, tanto da parte dos servidores municipais quanto patronal, para garantir as aposentadorias.
O Presidente da Fesmepar e a assessoria jurídica colocaram-se à disposição do SISMUL para acompanhar o andamento dos processos junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Paraná e, com base neles se for o caso, ingressar com as medidas cabíveis, sempre com o objetivo principal de preservar o patrimônio dos servidores do município da Lapa.
O presidente do SISMUL agradeceu o apoio da Fesmepar e afirmou que o papel do sindicato é a defesa dos direitos dos servidores e que estarão acompanhando a situação da Previdência da Lapa para que para que no presente e no futuro, eles tenham a garantia de uma aposentadoria digna.
Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Lapa – SISMUL