A Fesmepar participa entre os dias 4 e 6 de agosto em Pachuca de Soto – México, do “III Encontro Latino-americano de Trabalhadores Municipais” – ISP Américas (Internacional de Serviços Públicos – em inglês: Public Services International, PSI)
Participam na ocasião, representantes de sindicatos municipais de todo o Brasil além de outros 14 países, sendo eles; Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Ghana, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Áustria, Trinidad e Tobago e Venezuela.
O principal foco do encontro é aprimorar as discussões sobre a criação da Federação dos Trabalhadores Municipais das Américas- CONTRAM ISP AMÉRICAS, e iniciou os trabalhos com debate sobre a fuga de capital, empresas transnacionais, impostos justos e ação dos sindicatos de servidores municipais.
O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos de Oliveira, destacou o movimento de apoio às entidades sindicais e seus trabalhadores, cobrando responsabilidade dos governantes do México e a imprensa; (…) “nós, dos países signatários pela presente moção de apoio as entidades e seus trabalhadores, viemos cobrar do governo mexicano que atenda as justas reivindicações dos trabalhadores municipais. Não podemos deixar estes trabalhadores sem o reconhecimento e as melhorias das condições de trabalho”.
As principais discussões buscam a atualização em debate sobre os desafios sindicais a frente da crise mundial e a situação política e econômica na América Latina.
Ainda estão pautados para o evento, debates sobre as práticas de negociação coletiva nos governos locais e políticas de igualdades de oportunidades, atualização das propostas das ações cobradas no último encontro (realizado em agosto de 2013), balanço das ações realizadas no último ano, além de estabelecer o plano de trabalho para 2015.
Também representam a Fesmepar, a diretora de finanças Sonia Maria March e o Advogado Aquile Anderle.
6 de agosto de 2014
Elizabeth Novaes- Redação Fesmepar