O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou nesta segunda-feira (9) junto à diretora de finanças Sonia Maria Marchi e do assessor jurídico também da Fesmepar, Aquile Anderle, de sessão solene na ALEP- Assembleia Legislativa do Paraná, em homenagem ao Dia da Guarda Municipal, comemorado anualmente, em todo Brasil, no dia 10 de outubro.

O evento foi proposto pelos deputados Ney Leprevost (PSD) e Ratinho Junior (PSD), e contou com a presença de servidores municipais de diferentes localidades do Paraná. A abertura dos trabalhos ficou a cargo do deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Casa. Foram entregues, ainda, menções honrosas a 50 guardas municipais paranaenses que se destacaram nos serviços prestados a suas comunidades.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, parabenizou toda a Guarda Municipal em especial, ao presidente do Sigmuc- Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba, Luiz Vecchi, pelo trabalho realizado frente ao sindicato lutando pela valorização dos Guardas Municipais.

“A Fesmepar tem acompanhado a luta do Sigmuc em defesa da manutenção dos direitos dos Guardas Municipais de Curitiba, e esta luta se fortalece a cada dia, graças a dedicação e comprometimento da diretoria do sindicato com os seus associados. Hoje é um dia muito importante para a Guarda Municipal, dia de reconhecermos o verdadeiro valor que estes profissionais desempenham na sociedade”.

Para Ney Leprevost, a homenagem é um reconhecimento público de toda sociedade aos profissionais que desempenham função primordial na segurança pública do estado. “Os guardas municipais são as forças da lei que estão mais próximos das comunidades, das pessoas. Portanto, queremos em nome do povo do Paraná agradecer aos que tiveram atos heroicos ao longo de suas carreiras e estimular outros para que, diante das dificuldades que enfrentam em seus trabalhos, possam se dedicar com amor e afinco a esta nobre atividade”, afirmou o deputado.

De acordo com Ratinho Junior, a guarda municipal deixou, há anos, de ser apenas protetora do patrimônio público das cidades, e passou a ser braço de apoio às forças de segurança no combate a criminalidade. “Quando há sinergia entre as polícias e a guarda municipal quem ganha é a comunidade. Segurança pública se faz sobre o tripé, com presença física das forças policiais junto com os guardas municipais, inteligência de investigação e tecnologia”, explicou. “A guarda municipal pode ser um bom instrumento nesta sinergia pela segurança dos nossos cidadãos”, afirmou.

O inspetor Antônio Reginaldo Moreira da Silva representou no ato o secretário municipal da Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel. Ele falou, em nome de todos os guardas municipais do Paraná, da satisfação pelo reconhecimento marcado na Assembleia. “É uma lembrança das atividades que as guardas municipais realizam e a atitude que tomam na segurança pública, em um momento em que o Brasil passa por grandes dificuldades nesta área. Nós contribuímos com isto, na integração de todas as forças de segurança. Nossa intenção é que as guardas cresçam cada vez mais no país todo”, explicou.

Participaram da sessão solene ainda os deputados Rubens Recalcatti (PSD), Claudio Palozi (PSC) e Alexandre Guimarães (PSD), além do deputado federal Fernando Francischini (SD) e do vereador de Curitiba, Felipe Braga Cortes (PSD), e do presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi da Silva, o presidente da UGT-Paraná Paulo Rossi,  entre outras autoridades.

Na ocasião, os diretores da Fesmepar também visitaram o gabinete do Deputado Estadual Delegado  Runens Recalcatti.

Data nacional – O Dia da Guarda Municipal, data nacional em alusão ao trabalho desemprenhado pelos servidores municipais de segurança, foi instituído pela Lei federal nº 12.066/2009 e é comemorado anualmente em 10 de outubro. Já a Lei nº 13.022/2014 trata do Estatuto das Guardas Municipais, que institui normas gerais para as guardas municipais e incumbe a estas instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas, a função de proteção municipal preventiva.

 

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com: Alep

Foto: Alep