A Fesmepar, junto a servidores públicos federais, estaduais e municipais participou nesta terça-feira (13) do 2º dia de protestos da “Jornada Nacional das Lutas”.
De acordo com a comissão organizadora, cerca de 15 mil pessoas se mobilizaram em Brasília pelo resgate da democracia no país.
A delegação do Paraná convocada pela Fesmepar, participou dos dois dias de manifesto e levou servidores de cerca de 30 sindicatos a Brasília para lutar pela manutenção dos direitos dos servidores públicos. A passeata encerrou-se com o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Uma iniciativa da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, em parceria com a Fesmepar, NCST, CTB, Força Sindical e outras centrais.
O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira discursou em nome dos servidores do Paraná, lembrou que a união dos servidores é o que nos faz fortes. “Hoje é um dia muito importante, estamos lutando pela manutenção dos direitos dos servidores do Paraná e de todo o país, a aprovação de projetos que congelam os investimentos no funcionalismo público prejudica todo o país, quem mais sofre com essa precarização é o cidadão brasileiro que não terá atendimento digno vindo dos órgãos públicos. A PEC 241 é um ataque ao cidadão, não podemos permitir que o Estado brasileiro tenha o serviço ao cidadão sucateado.“
O ponto alto dos protestos teve como grande ato de luta os ataques contra a corrupção e a valorização do serviço público, sendo conduzido pela unidade das centrais sindicais, dos movimentos sociais, trabalhadores do setores público e privado, e estudantes de diversas partes do Brasil.