A Fesmepar marcou presença no 4º Congresso Estadual Ordinário da UGT- Paraná, realizado nesta sexta-feira (22/2) em Londrina, no Norte do Paraná.
Com o tema: “Perspectivas do movimento sindical frente ao novo cenário político”, o evento contou com a presença de mais de 150 diretores sindicais do Paraná.
O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira reforçou a preocupação da Fesmepar com as duras medidas presentes no texto da proposta de Reforma da Previdência. “Nós estamos em um momento difícil, infelizmente tivemos grandes perdas com a aprovação da Reforma Trabalhista, que tentou enfraquecer a organização sindical. Não podemos acreditar somente nas promessas. No mesmo dia e que foi protocolado o texto da Reforma da Previdência, saiu uma nota falando o quão dura é esta proposta de reforma, e não é dura somente com os servidores, é com toda a classe trabalhadora e o povo brasileiro. Temos que ficar atentos, porque isso é só o inicio, certamente virão outras medidas, assim como a já prevista Reforma Tributária”, e completou “ é preciso esmiuçar essa proposta e passarmos a todos os trabalhadores assim como os aposentados também devem se preocupar, essas são medidas que prejudicarão a todos os trabalhadores”, afirmou Luiz Carlos.
Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou da preocupação da Fesmepar com o conteúdo da proposta de Reforma da Previdência.
–
ELEIÇÃO: Paulo Rossi é reeleito presidente da UGT – Paraná
Para comandar a sessão eleitoral foram eleitas; a diretora de finanças da Fesmepar Sônia Maria Marchi e Amélia Rodrigues representante dos trabalhadores do asseio e conservação, onde foram aprovados o regimento interno e a alteração do estatuto. Após isso, foi apresentada a chapa única, onde por unanimidade dos presentes foi aclamada vencedora e empossada para o quadriênio 2019/2023, a chapa “Vicente da Silva”, tendo como presidente o trabalhador da área de serviços, Paulo Rossi, e como vices a comerciária Marisa de Fátima Chemeres (1ª vice) e a trabalhadora da área de asseio e conservação, Maria Donizeti Teixeira Alves (2ª vice).
Ao ser empossado e falando em nome da diretoria eleita, o presidente Paulo Rossi agradeceu a confiança e o apoio de todos os dirigentes das entidades filiadas.
PALESTRA
O advogado Sandro Lunard Nicoladeli proferiu a palestra: “Desafios do sindicalismo contemporâneo”, despertando um grande debate por parte dos delegados congressistas, com pontos de vista convergentes quanto ao “novo sindicalismo” brasileiro. O advogado, professor e especialista em questões sindicais, abordou temas como a construção da estrutura sindical brasileira e as suas relações com trabalhadores e empresários. “Sem dúvidas o movimento sindical precisa criar uma nova dinâmica de relacionamento, com suas bases e com a sociedade em geral”, advertiu Sandro. “É preciso avaliar os movimentos nesse intrínseco tabuleiro e construir uma união sindical nacional, com uma pauta unida e consistente, pois caso contrário a onda da extrema direita tende a fragmentar ainda mais a classe trabalhadora na luta por seus direitos”.
Também estavam presentes o Vice-presidente da Fesmepar Marcelo Urbaneja; a Secretária da Mulher da Fesmepar Marta dos Santos Theodoro, os Coordenadores Regionais da Fesmepar Leonel Lupatini e Enetes Teixeira e demais representantes de sindicatos de servidores; o diretor da UGT/SANTA CATARINA, Mario José de Souza Leal, o Marinho, além dos líderes sindicais Joel Martins Ribeiro (FETRACOOP); Leocides Fornazza (FECEP); Manassés Oliveira (FEACONSPAR); Luiz Carlos Silva de Oliveira (FESMEPAR) e Iara Freire (FEEB); e representantes dos presidentes das regionais da UGT-PARANÁ: Miromar Ponciano (Noroeste) e Antônio Vieira Martins (Oeste).
Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959
Com informações: UGT- Paraná
Foto: Mario de Gomes / UGT-Paraná