Marco Regulatório e a Convenção 151 da OIT foram temas destaque entre as discussões               

A Fesmepar realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de novembro), o Encontro de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná, que reuniu em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná, mais de 50 sindicatos de servidores associados à entidade.

Realizado com o intuito de debater temas atuais que tramitam em Brasília, como é o caso da PEC32 e PEC66, Marco Regulatório  e a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o Encontro tem seu papel fundamentado no debate entre as lideranças sindicais que apresentaram as demandas municipais e regionais quanto à administração sindical, negociações junto a administração pública e a busca por soluções reais para o dia a dia da luta sindical do setor público paranaense.

O Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira agradeceu a presença de todos os companheiros que de alguma maneira contribuíram para a realização do evento, frisando os esforços movidos pela diretoria.

“Considero este encontro muito importante para continuarmos a luta, buscando alternativas de como enfrentarmos as dificuldades, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos desafios gerados pelas novas tecnologias. A Inteligência artificial, que ainda exclui parcelas da população e favorece os mais poderosos, tem se tornado uma grande preocupação. É preciso sonhar, trabalhar e lutar para alcançarmos nossos objetivos, como justiça social, trabalho, aposentadoria digna, por isso acredito que podemos buscar alternativas para que questões como a inteligência artificial e as novas tecnologias venham contribuir com o nosso trabalho e não prejudicar e dificultar a transparência do trabalho sindical”, frisou Luiz Carlos.

E completou, (…) “desejo a todos que nestes dois dias, aqui em Foz do Iguaçu, todos se sintam em casa, que seja proveitoso, que possamos trocar conhecimento e diminuir a distância entre nós, que consigamos multiplicar as experiências em nossas bases e, quem sabe, encontrarmos novos caminhos para a administração sindical.

A Diretora de Finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi destacou que a luta sindical se faz com a participação de todos, engajados no mesmo objetivo.

“E uma grande alegria estamos presentes em mais um evento da Fesmepar. Agradeço a cada um de vocês por estar fortalecendo a nossa entidade. A realização de eventos como este só faz sentido porque estamos com vocês. São vocês, presidentes e lideranças sindicais, que nos dão forças para continuarmos o nosso trabalho, mesmo enfrentando dificuldades, então aproveito para agradecer a presença de cada um, pois é com cada um de vocês que a Fesmepar se fez forte e atuante em todo o Paraná”, disse 

Compondo a mesa de trabalhos, também estavam presentes a Secretária da Mulher da Fesmepar Marta dos Santos, a Presidente do SINPREFI (Professores Municipais de Foz do Iguaçu) Viviane Fiorentin Dotto e representando todos os sindicatos associados à Fesmepar o Presidente do SISMUCAZ (Cerro Azul) Lauro de Moura e Costa Junior.

Neste primeiro dia as lideranças sindicais acompanharam a exposição feita pela empresa Viva Max Plano de Benefícios e Telemedicina, empresa consolidada que atua nas áreas de convênio de saúde com foco em medicina preventiva, através de consultas, exames e procedimentos, odontologia, serviços estéticos, além de pacote de benefícios com seguro de vida e serviço pós vida para toda a família.

As lideranças sindicais também tiveram um momento para apresentação dos sindicatos que representam, expondo as principais demandas municipais e sugerindo ações à Fesmepar, desde a administração até temas para serem abordados nos próximos eventos, importante contribuição que reafirma a forma de trabalho da entidade, que busca o diálogo e a construção de um cenário sindical mais amplo e democrático.

HOMENAGEM

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo professor Erledes Elias da Silveira e pela parceria do trabalho junto a Fesmepar, foi realizada homenagem que, transmitida a ele por videoconferência, relembrou seu histórico de vida pessoal, profissional e os anos dedicados na formação e capacitação de líderes sindicais no Paraná.

Peça fundamental na construção do caminho que a Fesmepar percorre na defesa dos servidores públicos municipais e estaduais do Paraná, Erledes contribui ministrando cursos e palestras que agregam ao dia a dia da administração sindical, seja no âmbito político ou no desenvolvimento das ações cotidianas. Entre tantos temas abordados, já foram ministrados em parceria com a Fesmepar Curso de Comunicação e Oratória, Formação Político-Sindical, Comunicação Sindical e temas atuais como as chamadas “reformas”, que desde 2017 assolam servidores públicos, além da tramitação de projetos no Congresso Nacional.

Os diretores da Fesmepar Marcos Mocellin e Fernando Hubner declamaram um cordel que, inspirado na vida e obra do professor Erledes, emocionou a todos os presentes. Um momento especial dedicado a este companheiro que sem medir esforços contribui com a capacitação das lideranças sindicais e desperta em todos o sonho de um mundo mais solidário.

Erledes agradeceu a oportunidade de, embora não fisicamente, participar por videoconferência.

“É muito importante que as entidades possam continuar este trabalho, podemos ver hoje a participação expressiva de lideranças sindicais, é preciso que os servidores mantenham-se organizados e atuantes” (…) “Estamos acompanhando uma série de críticas infundadas aos servidores e ao funcionalismo público, essas críticas surgem de todos os lugares, seja da mídia, do Congresso e infelizmente de alguns setores da sociedade, atacando os servidores em uma tentativa de enfraquecer a organização. Se não tivermos a dedicação e comprometimento de cada um de nós, o cenário para os servidores pode piorar. Vamos manter a esperança mas também manter e intensificar a luta, para ocupar os espaços que são dos servidores por direito e pela importância dessa categoria para a sociedade”, disse Erledes.

No segundo dia do evento, o Vice-presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil CSPB E Presidente da Federação dos Servidores Públicos do Brasil Lineu Mazano contribuiu com os trabalhos em palestra virtual, falando sobre temas atuais como a PEC 32 – Reforma Administrativa e PEC66 que abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social, além do Marco Regulatório que busca estabelecer um conjunto de normas claras e consistentes para as relações de trabalho no serviço público, garantindo direitos como negociação coletiva e melhores condições de trabalho. A proposta tem como base a Convenção 151 da OIT e visa corrigir as desigualdades existentes entre o setor público e o privado.

Na oportunidade, Lineu Mazano detalhou de forma prática a elaboração do texto base e os estudos até que se chegasse a um projeto que contemple toda a demanda atual dos servidores públicos das três esferas.

O Presidente da CSPB João Domingos exemplificou de forma prática a tramitação de projetos com a amplitude do Marco Regulatório no Congresso, salientando os desafios enfrentados desde a elaboração do texto até o objetivo final que, contando com o engajamento e mobilização de todos, acredita que será aprovado e fortalecerá os sindicatos de servidores, proporcionando autonomia em algumas ações e melhorando o cenário das condições trabalhistas dos servidores públicos de todo o país.

O encerramento do evento contou com a participação remota do Presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT Ricardo Patah que mantendo a luta da Central junto aos servidores públicos, salientou que a entidade não medirá esforços para que o trabalho continue sendo realizado de forma ampla

“A UGT abraça todas as demandas que vocês têm nos apresentado e alguns de vocês estiveram comigo em reunião com Ministros em Brasília, levanto essa pauta tão importante que é a dos servidores públicos. Desde que nasceu a UGT nós estamos obstinados a fazer com que a Convenção 151 da OIT seja definitivamente resolvida no nosso país” , disse. Patah ainda falou da preocupação quanto a PEC 32 e PEC66 considerando os temas de extrema importância já que propõem mudanças que repercutirão em todo o país.

Agradecendo a ampla participação dos sindicatos de servidores, o Presidente da Fesmepar mais uma vez colocou a federação a disposição dos associados para, além de auxiliar em questões pontuais da administração sindical, receber sugestões de atuação nos municípios e nas regionais paranaenses.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb|PR 10.959

(Fotos em breve na galeria)