Realizado nesta sexta-feira  (24/5), o 10º Encontro de Mulheres da Fesmepar teve como sede o município de Cafelândia, na Região Oeste do Paraná e contou com a presença de cerca de 80 mulheres sindicalistas de sindicatos de servidores públicos municipais associados à Fesmepar.

Norteado pelo tema “Mulher e os desafios de ser protagonista ”, o décimo encontro, é um marco para a Fesmepar e para a Secretaria da Mulher, que durante todos esses anos busca a valorização da mulher e o reconhecimento da força da feminina.

Desde a sua fundação a Fesmepar se preocupa com políticas de paridade, mostrando a força das mulheres nos movimentos sociais.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, deu as boas vindas as mulheres líderes sindicais que mais uma vez estão presentes no Encontro que já é tradicional entre as servidoras municipais paranaenses.

Agradeço e parabenizo a todas que se esforçaram e estão presentes aqui hoje, também saliento a presença dos membros da diretoria da Fesmepar que se esforçaram para que este evento acontecesse, em especial a secretária da mulher Marta dos Santos, a diretora de finanças Sonia Marchi e ao diretor da Fesmepar e presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Cafelândia – SISMUCAF,  Leonel Lupatini, que nos recebe hoje em seu município e foi muito importante para a realização deste evento”.

Tenho uma satisfação em estar aqui podendo compartilhar este momento com vocês, que é histórico para a Fesmepar, pois juntos conseguimos chegar ao décimo Encontro que busca a valorização da mulher. Temos uma preocupação muito grande com a luta das mulheres pela conquista de espaço na sociedade, as mulheres muitas vezes estão na linha de frente não somente da família, mas em seus locais de trabalho e nas lutas sociais, então estamos aqui hoje apoiando a luta das mulheres, e desejo que vocês continuem conquistando mais espaços, seja na política ou aonde quer que desejam estar exercendo sua força”, disse Luiz Carlos.

O presidente do SISMUCAF Leonel Lupatini agradeceu a presença de todos e do apoio da prefeitura de Cafelândia, além de justificar a ausência do prefeito e da primeira dama do município que haviam confirmado presença no evento mas, por motivo de agenda, não puderam comparecer.

(…) “agradeço a cada uma por estar aqui e fazer parte da família Fesmepar, cada um que está aqui consideramos como irmão e isso é muito importante para crescermos juntos. Agradeço a cada um que conseguiu comparecer, a todas as mulheres que estão prestigiando nosso município e a todos que nos auxiliaram na organização”, disse Lupatini.

A diretora de finanças da Fesmepar e idealizadora do Encontro de Mulheres Sonia Maria Marchi fez um relato sobre o histórico do evento, frisando que chegar ao 10º Encontro é a realização de um sonho.

“Hoje chegamos ao décimo encontro, me lembro do sonho e de toda a dedicação que tivemos desde o primeiro evento realizado em 2012, tudo isso aqui era um sonho que hoje temos a materialidade chegando à marca de número dez. Algumas companheiras aqui hoje estão presentes desde o primeiro evento, mas também temos muitas mulheres que estão iniciando esta jornada conosco e estamos de braços abertos para recebe-las. Esta caminhada só aconteceu porque estamos juntas”.

“Agradeço a toda a diretoria pelo apoio, este ano não tínhamos a previsão de realizarmos o evento, mas reivindicamos, nos organizamos e conseguimos realizar. Estou muito feliz que estamos conseguindo contribuir com o dia a dia das mulheres e estendo o nosso agradecimento a todas que ajudaram para que o encontro fosse realizado”.

“Sei que não foi fácil vocês estarem aqui, sem vocês não teríamos motivos para realizar este evento, muito obrigada pela presença”, disse Sonia Marchi.

A secretária da mulher da Fesmepar Marta dos Santos cumprimentou a todos pedindo um “bom dia” com muita força para reforçar a força das mulheres sindicalistas do Paraná.

(…) “esse bom dia é para reforçar o quanto as mulheres são fortes e dedicadas e que assim como eu, tiveram que vencer obstáculos para estar aqui hoje, quantos obstáculos temos que passar para estarmos onde queremos, ainda vivemos em uma sociedade que a tem muito a alcançar para abrir espaços as mulheres. A nossa luta é diária, como exemplo das mulheres gaúchas que perderam tudo mas que mostram sua força para reconquistar seus lares e as mulheres profissionais da saúde que estavam na linha de frente no combate a Covid 19. O trabalho da mulher está sempre a frente em várias situações e, em situações de tragédia, a mulher desempenha seu papel com o coração”,

Desejo que nós continuemos cuidando, trabalhando e ocupando os espaços, vocês estão aqui hoje porque fizeram questão de ocupar os espaços. Desejo que continuemos ocupando todos os espaços, os cargos de liderança e aonde quer que desejemos estar”, disse Marta dos Santos.

Representando todas as mulheres líderes sindicais de sindicatos de servidores municipais do Paraná a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Tereza do Oeste – SINSERSTO,  Kelly Cristina Vieira, frisou que participa do Encontro de Mulheres da Fesmepar desde a quarta edição e que chegar ao décimo encontro é sem dúvida um marco para as mulheres.

“Aproveito o momento para agradecer a Fesmepar e toda a sua diretoria pelo apoio que sempre nos prestou, estou muito feliz de poder compartilhar com vocês este momento. Nós mulheres estamos cada vez mais fortes e a Fesmepar está junto nesta busca por valorização das mulheres”.

E completou, “Parabenizo também as mulheres que além de sindicalistas, irão se candidatar nas eleições de 2024, parabéns pela coragem de tomar esta decisão e escolherem estar nesta luta”, frisou.

A Fesmepar realiza o Encontro de Mulheres anualmente, desde 2012, sempre com o intuito de fortalecer as líderes sindicais mas também de proporcionar um espaço de confraternização e troca de experiências, com palestras que buscam a valorização, incentivam a tomada dos espaços e a construção de uma sociedade em que a paridade e a equidade sejam realidade.

PALESTRAS

PROTAGONISMO DA MULHER NA SOCIEDADE SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA

Ministrada pelo Psicólogo Samuel Schaia, a palestra iniciou o Encontro abordando a evolução social e histórica do papel da mulher na sociedade; empoderamento feminino, tipos de poder e sua ação no mundo e a mulher como autora de sua própria história.

 

 

 

RESPIRA, INSPIRA E NÃO PIRA! OS DESAFIOS DO “SER MULHER”!

Ministrada pela Psicóloga Deise Rosa a palestra busca desenvolver o potencial das mulheres em todas as suas funções sociais, abordando o expressivo papel das mulheres sem esquecer da autoestima e autoconfiança para desempenhar com motivação seus papéis como mãe, esposa, dona do lar e profissional.

 

 

 

 

 

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb|PR10.959

Foto: Maurício Daciulis