VIDEOCONFERÊNCIA: Fesmepar debate PIX e congelamento gerado pela lei 173/2020

A Fesmepar realizou nesta quarta-feira (25/11) videoconferência com diretores da entidade e líderes sindicais de sindicatos de servidores filiados, para debater o novo sistema bancário criado pelo Banco Central PIX, Lei 173/2020 além de demandas específicas de cada sindicato.

Esta foi à nona videoconferência realizada pela Fesmepar como forma de manter o trabalho de atendimento aos sindicatos, fazendo discussões e ouvindo as demandas para manter os trabalhos da entidade mesmo em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus.

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira alertou que a criação do PIX é uma evolução digital, mas que precisa ser vista com cautela. “Ainda não fomos bem orientados dos procedimentos de segurança, como ainda é um sistema novo, precisamos buscar a orientação correta para que não haja prejuízos e nem riscos a quem utilizar esse novo sistema de pagamentos. Vamos nos aprimorar e conhecer melhor”, disse.

Os diretores e líderes sindicais ainda repassaram a realidade vivida em cada município quanto aos índices de registro de contaminação e óbitos relacionados a pandemia e a preocupação com o retorno às atividades escolares presenciais, visto o considerável aumento de casos em todo o Paraná.

Também foram discutidos os índices de readequação salarial para 2021, e a empregabilidade da Lei 173/2020 que congelou as progressões e reajustes no serviço público durante a pandemia.

Desde junho (2020) a Fesmepar tem realizado videoconferências que debatem os principais temas relacionados a administração sindical e ao dia a dia dos servidores paranaenses, ao longo dos últimos 5 meses foram abordados temas como

Participaram da reunião a diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi, o vice-presidente e presidente do SINSEMAR (Marechal Candido Rondon) Fernando Hubner, o secretário geral e presidente do SISMUDI (Diamante D’Oeste) Marcos Aurélio Mocellin, o diretor adjunto de finanças e presidente do SISMUCAF (Cafelândia) Leonel Lupatini, o assessor jurídico Aquile Anderle; o diretor da Fesmepar e presidente do SINDASIS (Assis Chateauriand) Mauricio Daciulis, a presidente do SISMUCAP (Capitão Leônidas Marques) Terezinha de Oliveira, o presidente do SINSERPAR (Paranavaí) Gabriel dos Santos Luiz, o presidente do SINDSERV São Jerônimo da Serra José Pedro e a presidente do SISMUCOL (Colombo) Vani Gomes.

News Reporter