O presidente da Fesmepar e Secretário Nacional do Servidor Público da UGT Luiz Carlos Silva de Oliveira, acompanhado da diretora de finanças Sonia Marchi, participou nesta segunda-feira (29/7), de reunião da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e demais representantes dos servidores públicos, para discutir, entre outros temas, a relevância da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o funcionalismo público.
Durante as discussões Luiz Carlos expôs aos líderes sindicais os encaminhamentos do Grupo de Trabalho Interministerial que reúne representantes das Centrais Sindicais e do Governo Federal para a aprovação da Convenção 151.
“O Grupo de Trabalho já discute a um ano a regulamentação da Convenção 151 e segue as discussões na elaboração de estratégias de atuação para a apresentação e aprovação do texto no Congresso Nacional, reforçando que é indispensável que os presidentes das Centrais Sindicais estejam envolvidos, cobrando do Governo Federal a apresentação do Projeto na Câmara”, frisou Luiz Carlos.
Os líderes sindicais reafirmaram o compromisso na luta pela aprovação da Convenção 151 que prevê, entre outros pontos, a liberdade sindical e a inclusão dos servidores públicos na negociação das condições de trabalho além de princípios e garantias para a organização sindical.
Também foram debatidas outras demandas dos servidores públicos, como é o caso da Proposta de Emenda à Constituição 66/2023. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina, Fábio Molin expôs a preocupação quanto ao andamento da PEC66/23, que abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social. A UGT se comprometeu em fazer o acompanhamento da tramitação da PEC66/23.
Estiveram presentes na reunião o presidente da UGT Nacional Ricardo Patah; o secretário-geral da UGT Canindé Pegado; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv/Londrina) Fábio Molin; a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sigmuc) Rejane Soldani, o presidente da Federação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil (Fenaguardas) Luiz Vechi; o secretário nacional adjunto de relações internacionais da UGT Wagner Souza; presidente da UGT-PR Manassés Oliveira; presidente da UGT Norte do Paraná Leonildo Guergolet e a secretária nacional adjunta dos servidores públicos da UGT e Vaneska Mara.