SISMUCOL participa de ato público sobre a regulamentação das 30 horas da enfermagem

O SISMUCOL – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colombo, participou junto ao COREN/PR –  Conselho Regional de Enfermagem do Paraná –  na última sexta-feira (17/5) de ato público para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de valorização dos enfermeiros e técnicos em enfermagem, em Belo Horizonte, capital mineira.

O manifesto foi organizado pelo Fórum Nacional de Enfermagem norteado pelo tema ‘Cuidar de quem cuida: humanizar as relações de trabalho’. A ação faz parte da Semana Integrada de Enfermagem.

A caminhada seguiu rumo à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde, às 14 horas aconteceu uma audiência pública sobre a regulamentação da jornada de 30 horas de trabalho e do piso salarial nacional para a categoria.

A presidente do SISMUCOL Vani Rodrigues Gomes da Silva participou do manifesto junto às também diretoras do sindicato Maria Aparecida Anselmo e Renata Pinto da Silva, destacou que a luta está apenas começando. “Vamos procurar estender esse trabalho de busca pela valorização da enfermagem. É uma luta justa e não vamos desistir”.

LUTAS – Atualmente, a Enfermagem tem como bandeiras de luta a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais (PL 2.295/00), piso salarial nacional (PL 459/2015), aposentadoria especial (PL 349/2016), descanso digno para a categoria (PL 4.988/16) e dimensionamento do quadro de profissionais (PL 174/2010), todos projetos de lei em tramitação.

Os Conselhos de Enfermagem ainda lutam pela aprovação do projeto de lei 2.891/2015 que coíbe cursos de graduação e técnicos em Enfermagem à distância.

REPRESENTAÇÃO – O Fórum Nacional de Enfermagem foi criado para fortalecer a categoria. Atualmente, é composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Conselho Federal de Enfermagem, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, a Federação Nacional dos Enfermeiros, a Associação Brasileira de Enfermagem, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com informações: COREN/PR

 

News Reporter