SISMUCAP MARCA PRESENÇA EM PALESTRA ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA Á MULHER

Diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques – SISMUCAP participaram nesta segunda-feira (25/11) de palestra oferecida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capitão Leônidas Marques.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal da Mulher em parceria com o SISMUCAP e prefeitura municipal, aconteceu na Casa da Cultura Vitor Valendolf e contou com a presença de mulheres de todo o município.

Ministrada pela psicóloga Eliane Maria Lopes, a palestra foi realizada em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a mulher, celebrado anualmente em 25 de novembro, e teve como tema central a “Comunicação não violenta: Construindo Pontes a invés de muros”, falando sobre a necessidade de maior comunicação entre as pessoas, em especial marido e mulher.

“Dessa vez trouxemos um tema que sirva de ferramenta possível como a comunicação não violenta tentando mostrar para as mulheres e homens o que temos em nossas mãos para conseguirmos ter paz dentro das nossas relações hoje. Como olhar o olhar não julgador ao outro e como reconhecer os sentimentos e necessidade em que vivenciamos para conseguirmos enxergar as necessidades do outro”, frisou Eliane.

A diretora do SISMUCAP e presidente do Conselho da MulherJoana Bortoti Murineli  falou sobre a importância em se debater todos os tipos de violência sofridas pela mulher. “O principal objetivo da palestra foi trazer alguém falar sobre outros tipos de violência contra a mulher. A violência verbal machuca muitas vezes até mais que a violência física, pois até que se concretize a violência física se passa pela violência psicológica a verbal. Não podemos pensar que a violência contra a mulher é somente física”, disse Joana.

Também participaram do evento a tesoureira do SISMUCAP Terezinha de Oliveira além de demais diretoras do sindicato.

Post: Elizabeth Novaes

Com informações: SISMUCAP

News Reporter