Sindicatos de servidores filiados à Fesmepar se mobilizam no DIA NACIONAL DE LUTA PELO PISO DA ENFERMAGEM

Nesta quarta-feira (21/9), sindicatos de servidores públicos municipais, filiados à Fesmepar, se mobilizaram em atos pelo cumprimento da Lei 14.434/22, aprovada pelo Congresso Nacional, que estabelece piso salarial Enfermeiros(as), Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras. O piso salarial da categoria foi suspenso por 60 dias desde 4 de setembro, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada em resposta a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços – (CNSaúde),

CURITIBA

Na capital paranaense, o Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Colombo (SISMUCOL), participou do manifesto que reuniu servidores de Curitiba e Região Metropolitana no Centro Cívico, em manifesto que além de cobrar o pagamento do Piso, também fez um alerta à população quanto a defasagem dos salários dos profissionais da saúde e a precariedade dos serviços básicos de saúde prestados à população.

PIRAQUARA

Em Piraquara, também na Região metropolitana de Curitiba, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se reuniram com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais –SINDSEMUP.

 

LAPA

Na Lapa, os servidores com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISMUL, se mobilizaram na praça General Carneiro, e distribuíram panfletos para conscientizar a população da importância da enfermagem, buscando apoio junto a comunidade em relação ao piso nacional.  

DIAMANTE D’OESTE

Em Diamante D’Oeste, o manifesto foi realizado na Unidade Básica de Saúde – UBS, e contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISMUDI que mobilizou os profissionais da enfermagem municipal que trabalham na Unidade Básica de Saúde e no atendimento 24horas.

Assim que a Lei 14.434/22 foi suspensa por 60 dias, em caráter de liminar, o SISMUDI enviou um comunicado via ofício à prefeitura e à Secretaria de Saúde Municipal mencionando a realização do manifesto e ambos apoiaram a realização.

Em reunião realizada em agosto, antes da liminar do STF, a prefeitura já havia sinalizado que cumpriria com o pagamento do piso conforme estabelecido em pela lei.

CASCAVEL

Em Cascavel, o protesto dos enfermeiros ocorreu em frente ao prédio da Câmara Municipal de Cascavel e também na Praça Willy Barth, no Centro de Toledo, e contou com o apoio do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Cascavel – SISMUVEL.

REBOUÇAS

Em Rebouças, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDSREB mobilizou os servidores no Centro da cidade, pedindo o cumprimento do pagamento do piso nacional.

 

 

NOVA AURORA

Em Nova Aurora a mobilização foi realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Aurora – SINDSERV e contou com o apoio dos servidores da saúde municipal.

 

 

FIGUEIRA

Em Figueira o manifesto teve a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Figueira – SINDSERV.

 

 

SANTA TEREZA DO OESTE

Na luta, o Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Tereza do Oeste – SINSERSTO mobilizou servidores da saúde.

 

 

TEIXEIRA SOARES

Mobilizados, servidores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teixeira Soares – SINTEXS se uniram a luta em frente a Santa Casa de Irati.

 

 

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINSEMAR, Enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem se concentraram na rotatória da bandeira no cruzamento da Av. Maripá com Av. Rio Grande do Sul e manifestaram seu descontentamento com a suspensão do piso salarial da categoria, através de palavras de ordem, cartazes e apitos.

Na última terça-feira (20/9), em uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que ocupa interinamente a presidência da República, o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), anunciou a votação do projeto de lei complementar 44/2022 pelo Senado ainda este ano. O texto trata da transferência de recursos da Saúde para garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

 

Post: Elizabeth Novaes – Comunicação – Fesmepar

 
 
 
 
 
News Reporter