Servidores estaduais protestam em frente à sede do Governo do Paraná, em Curitiba

Eles são contra o projeto do governo estadual que prevê mudanças na aposentadoria deles. Manifestação foi realizada na manhã desta terça-feira (3).

Servidores estaduais se manifestaram em frente ao Palácio Iguaçu, que é a sede do Governo do Paraná, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (3). Eles protestaram contra o projeto que prevê mudanças na aposentadoria deles.

De acordo com os organizadores, cerca de cinco mil pessoas participaram do ato.

Na segunda-feira (2), professores e outros servidores suspenderam as atividades em parte das escolas estaduais.

Alteração na previdência

No dia 18 de novembro, o governo enviou uma um pacote com três projetos, incluindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para alteração na previdência dos servidores.

O projeto prevê o aumento da alíquota na contribuição dos servidores, de 11% para 14%, além do estabelecimento de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres se aposentarem.

O governo estadual disse que a emenda altera os artigos 35 e 129 da Constituição do Estado, e que a medida, replica o texto da PEC aprovada no Congresso Nacional, obedecendo regras gerais da reforma da previdência.

O Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) disse que a categoria sofre com salário defasado e que o aumento na alíquota acarretaria na redução do poder de compra salarial.

Servidores estatuais são contra a reforma da previdência deles; eles protestaram nesta terça-feira (3), em Curitiba — Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC

A paralisação

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed) informou que, na manhã desta terça-feira, a adesão total à paralisação chegou a 61 das 2.143 escolas estaduais, o que representa 2,8% delas.

A adesão parcial, conforme a Seed, é de 16% – o equivale a 344 escolas.

“Lembrando que adesão parcial considera a ausência de professores e demais servidores administrativos e não significa, portanto, que os alunos ficaram sem atendimento”, dizia um trecho da nota enviada pela pasta.

Já a APP-Sindicato disse que cerca de 80% das escolas estaduais participam da greve parcial ou totalmente.

O que diz a Seed

A orientação da Seed é para todas as escolas, é de que as aulas aconteçam normalmente.

Aos pais, a orientação da secretaria é para que levem os filhos à escola. “É fundamental que os pais garantam a presença de seus filhos nas escolas”, afirmava outro trecho da nota.

Fonte:  G1 Paraná.

News Reporter