Seminário nacional da CSPB fecha os trabalhos com a palestra “O papel do judiciário e do Sistema Prisional em um Estado Social de Direito”

O segundo dia do Seminário nacional que ocorreu na última sexta-feira (29/8) em Luziânia- GO, organizado pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil  (CSPB), abordou o tema “Sistema Prisional em um Estado Social de Direito”. A palestra foi ministrada pela agente penitenciária federal e representante do Departamento Penitenciário Federal (Depen), Marlene Inês Rocha.

Marlene, abriu a palestra ressaltando que o sistema prisional na ótica da sociedade, é o principal responsável pelo caos na segurança pública nacional, e afirma que é necessário um esforço coletivo e participação efetiva de todas as partes envolvidas, para que se consiga mudar o cenário atual do sistema prisional brasileiro.

A agente ressaltou ainda, que a maioria dos detidos nos presídios públicos do país são jovens moradores da periferia, sem acesso à educação e falta de oportunidade nos sistemas sociais. ”Isso revela o quão nosso modelo de segurança é seletivo e está absolutamente equivocado”, argumentou. “O nosso sistema prisional, infelizmente cria condições que permitem que pequenos delinquentes se tornem criminosos potenciais. Aumentar penas e reduzir a maioridade penal, de acordo com as inúmeras estatísticas não se apresentam como solução para os nossos problemas”.

O primeiro suplente da Fesmepar e coordenador da região sul da CSPB; Edilson Lima Glovienka, destacou a importância em se levantar discussões sobre o tema que é pouco debatido, e que, merece atenção, dada as consequências que são geradas por um sistema prisional defasado.

O presidente da CSPB, João Domingos, argumentou após o encerramento da palestra que a intenção da entidade é renovar o conceito de segurança pública, tendo como premissa foco na ressocialização e fomento de políticas públicas que aprimorem os instrumentos de combate ao crime, sempre centralizando as ações de modo a priorizar a questão humana.

O seminário contou com a participação de dirigentes e representantes  de entidades sindicais de todas as regiões do país, além de convidados e lideranças locais.

papel do judiciário 01           sistema penitenciário 04

 

 

1º de setembro, 2014

Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa- Fesmepar

com: CSPB 

 

News Reporter

Deixe uma resposta