SANTA TEREZA DO OESTE:  Fesmepar debate atual cenário da administração sindical em Seminário na Região Oeste do Estado

A Fesmepar realizou nesta sexta-feira (21/9) mais um Seminário Sindical, que reuniu líderes e diretores sindicais da região Oeste do Paraná, para debater o atual cenário político e sindical vivido no país após a aprovação e vigência da Reforma Trabalhista.

O seminário foi realizado no município de Santa Tereza do Oeste e teve a participação de diretores de sindicatos de servidores de mais de 15 municípios da Região.

Com o objetivo de levantar alternativas para a administração sindical, os líderes sindicais acompanharam as palestras sobre as mudanças trazidas com a implantação do E-Social, Reforma Trabalhista e puderam debater possíveis alternativas para a manutenção e administração das entidades sindicais de servidores públicos.

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença e comprometimento dos diretores que permanecem na luta sindical mesmo com os desafios impostos atualmente. “Estamos em um cenário difuso e complexo no Brasil, tanto politicamente quanto economicamente, o objetivo da federação em organizar seminários e encontros, é de gerar o debate para que cada um apresente a realidade do seu município para juntos estudarmos os casos e buscarmos alternativas para a administração sindical e manutenção das entidades. Estamos juntos nessa constante luta em defesa dos servidores públicos” disse.

A presidente do SIPROSTO Sindicato dos Professores Municipais de Santa Tereza do Oeste, Juliana Stein Silveira deus as boas vindas e agradeceu a presença de todos e a iniciativa da Fesmepar em organizar o evento, lembrando da importância da participação do sindicatos na valorização dos professores municipais. “É o momento de unirmos as forças para que a luta  em defesa dos professores municipais da rede pública permaneça firme em busca de valorização e reconhecimento, mesmo enfrentado enfrentando dificuldades”.

O vice-presidente licenciado da Fesmepar e presidente licenciado do Sindserv-Londrina, candidato a deputado estadual Marcelo Urbaneja esteve presente na abertura do seminário, apresentando suas propostas para representar os servidores na Assembleia Legislativa do Paraná. “Nós, trabalhadores não temos representatividade nas esferas políticas, temos voz mas não somos ouvidos, mas não precisa ser assim. Para mudar essa realidade precisamos nos organizar, está na hora de mostrar quem é que move o país”.

  

Participaram do seminário diretores e líderes dos sindicatos de servidores públicos municipais de Capitão Leônidas Marques, Marechal Candido Rondon, Cafelândia, Diamante D’Oeste, Santa Tereza do Oeste (servidor e professor), Cascavel, Assis Châteaubriant, Nova Prata do Iguaçu, Jesuítas, Santa Lúcia, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu.

 

 

PALESTRAS

E-SOCIAL

O diretor da Fesmepar e presidente do SISMUDI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diamante D’Oeste Marcos Aurélio Mocelin, ministrou palestra dobre o E-Social que traz importantes mudanças para as prefeituras.. Tanto os processos precisarão ser mais alinhados em relação à postura de organização, quanto o trabalho deverá ser mais pontual.

O eSocial é uma versão do SPED para a área trabalhista, englobando as informações acessórias enviadas por meio de declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.

 

ADMINISTRAÇÃO SINDICAL: MANUTENÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS

Ministrada pelo diretor da Fesmepar e presidente do Sinsemar – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Cândido Rondon Fernando Hubner, a palestra “Administração Sindical: Manutenção das entidades sindicais”, abordando as principais dificuldades que as diretorias vêm enfrentando quanto ao custeio das entidades e as alternativas para a manutenção das entidades.

A presidente do SINSMI- Sindicato dos servidores Públicos Municipais de São Miguel do Iguaçu Rosnete Hubler e o presidente do SISMUVEL – Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Cascavel Ricieri D’Estefani Junior também contribuíram com a exposição do tema, apresentando o trabalho realizado nos sindicatos que representam.

 

REFORMA TRABALHISTA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Os assessores jurídicos da Fesmepar Aquile Anderle e Fernando Wrobel iniciaram as discussões sobre a Reforma Trabalhistas e as entraves jurídicas geradas desde que as novas regras entraram em vigor.

Entre os debates, foram discutidos o fim da contribuição sindical e as alterações já feitas pelas prefeituras.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter