Representando os servidores do Paraná, Fesmepar participa do “5º Congresso Nacional da UGT”

O Presidente da Fesmepar e Secretário Nacional do Servidor Público da UGT Luiz Carlos Silva de Oliveira, acompanhado da Diretora de Finanças da Fesmepar Sonia Marchi, participou nesta segunda-feira (8/5), do primeiro dia do “5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT”. Norteado sob o tema Democracia, paz e emprego, o Congresso reúne diretores e líderes sindicais, filiados a entidade, de todo o país, para discutir e deliberar as principais pautas trabalhistas do país na atualidade.

O evento, que reúne mais de mil sindicalistas de todos os estados da federação conta com a participação dos ministros, Luiz Marinho, Trabalho e Emprego e Marcio França, Portos e Aeroportos do Brasil.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, durante a abertura dos trabalhos ressaltou que o local escolhido para a realização do Congresso não foi por acaso, já que foi o lugar onde aconteceu a 3ª Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras), em 2022, e o início das ações que culminaram no fora Bolsonaro.

O líder ugetista ressaltou as dificuldades que o movimento sindical enfrentou nos últimos sete anos, principalmente com mudanças profundas no mundo do trabalho e que, com a fundamental contribuição das mulheres e, em especial, da população do norte e do nordeste brasileiro, o fascismo foi derrotado.  “Estamos com um governo que nos trouxe a esperança da inclusão social, do fim da discriminação racial, da igualdade de oportunidade”.

O ministro Marcio França, citou seus netos e a sociedade que ele espera deixar para eles e que seja mais harmônica entre todos e todas, enfatizou que o Brasil está voltando justamente porque agora este governo respeita as pessoas que divergem, o que nos últimos anos ganhou uma conotação de ódio, repulsa e até mesmo extermínio. “Imagina como seria chato se todos fossem iguais, todos torcessem para um mesmo time”.

Também presente no evento, o ministro Luiz Marinho, ressaltou que é preciso haver unidade entre o movimento sindical, ressaltou a importância das ações sindicais que já contribuíram para o aumento do salário mínimo e lembrou que a reforma trabalhista precisa ser revista, para corrigir excessos.

Durante as atividades realizadas neste primeiro dia, o presidente da Fesmepar reuniu-se com  presidentes de federações e sindicatos de servidores públicos de diversas regiões do país,em discussão para a construção de pauta de reivindicações à UGT quanto as demandas dos servidores e do funcionalismo público.

Ainda na segunda-feira, os delegados e delegadas presentes receberam kits da campanha em apoio à sindicalização de funcionários da Starbucks dos Estados Unidos, contando com o relato de Lydia Fernandez, que é barista da Starbucks na Filadélfia, Pensilvânia,

Lydia explicou que os (as) trabalhadoras norte-americanos estão se organizando para organizar sindicatos sem o receio de sofrer algum tipo de represaria e, a solidariedade mundial que está ocorrendo, em especial as ações do Brasil, são fundamentalmente importantes para o conjunto das ações realizadas pelos (as) trabalhadores (as) nos Estados Unidos.

O Congresso se encerra nesta terça-feira (9/5).

 

Com informações UGT – NACIONAL

 
News Reporter