QUEDAS DO IGUAÇU: SISMUQ comemora 30 anos de fundação em confraternização com os servidores municipais

O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Quedas do Iguaçu – SISMUQ, na Região Centro Sul do Paraná, celebrou nesta quinta-feira (9/12), os 30 anos de fundação da entidade.

Realizado no Clube dos Poloneses, em Quedas do Iguaçu, o evento que foi destinado aos sócios do sindicato, contou com a presença da diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi; do prefeito de Quedas do Iguaçu Elcio Jaime; do prefeito de Espigão Alto do Iguaçu Agenor Bertoncelo, do presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu Adilson Poleze além dos ex-presidentes do SISMUQ; Secretários municipais e servidores.

Durante a cerimônia a presidente do SISMUQ Joceli Carpes homenageou as gestões anteriores que deram início a história de lutas e conquistas do SISMUQ. Joceli ainda falou sobre a história de lutas do SISMUQ, que sempre trabalhou para enaltecer a luta e a história do funcionalismo público municipal.

O SISMUQ despontou como um instrumento de organização, superação e avanço da classe trabalhadora, cujo propósito imediato era corrigir as injustiças acumuladas, Planos de Carreira, Piso Salariais para as categorias, melhores condições nos ambientes de trabalhos e qualidade de vida aos seus associados. Nosso trabalho deu certo e vem alcançando melhorias a cada dia, uma das nossas importantes conquistas é a efetivação do Plano de Carreira dos servidores que em 2021 completou 10 anos. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho incansável da diretoria, ouvindo os anseios dos servidores e buscando negociação junto a administração municipal.

A diretora de finanças da Fesmepar parabenizou o SISMUQ pelos 30 anos de luta em defesa dos servidores e falou da importância da participação dos servidores junto ao sindicato. “O sindicato forte e atuante só é possível com a participação dos servidores. São os servidores que fazem o sindicato forte nas lutas em defesa dos direitos”, disse Sonia Marchi.

A confraternização reuniu mais de 200 pessoas entre servidores e autoridades locais. Após a cerimônia os servidores assistiram ao show do humorista Juca Bala  e participaram do happy hour oferecido pelo SISMUQ com animação do DJ Luidy Alcantara.

 

SISMUQ: 30 ANOS LUTAS E CONQUISTAS

No dia 11 de outubro de 1991 um grupo de servidores municipais de Quedas do Iguaçu, liderados pela professora, Adylles Maria Patense se reunia para formação e fundação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Quedas do Iguaçu (SISMUQ), que anos depois era estendido para Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.

O SISMUQ despontou como um instrumento de organização, superação e avanço da classe trabalhadora, cujo propósito imediato era corrigir as injustiças acumuladas, Planos de Carreira, Piso Salariais para as categorias, melhores condições nos ambientes de trabalhos e qualidade de vida aos seus associados.

“Com esse objetivo em perspectiva, há três décadas o SISMUQ tem atuado na defesa dos servidores públicos municipais. Neste período o trabalho está sendo desenvolvido em prol da categoria que representa, que se soma aos primórdios da entidade, às lutas sociais, aos movimentos por melhores salários, garantias aos direitos adquiridos, igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra todas as formas de discriminação”, destaca a atual presidente, Joceli Carpes.

Nestas três décadas de fundação o SISMUQ esteve à frente de inúmeras mobilizações, greves e relevantes conquistas em prol da classe de servidores. Entre outras mobilizações, como a Greve Geral contra as reformas trabalhistas e previdenciárias.

“Os servidores municipais precisam entender que os direitos adquiridos até os dias atuais não são benefícios concedidos pelas prefeituras ou pelos municípios inseridos. Eles, na verdade, são conquistas de décadas, através da união da categoria e das mobilizações de diversas gerações de servidores e das lutas sindicais”, afirma Joceli.

SOMOS MAIS QUE UM SINDICATO

Nos 30 anos do SISMUQ, a entidade foi presidida por oito presidentes, cada um a seu tempo deixou um legado de conquistas. Atualmente o SISMUQ atua no modelo intermunicipal, com cerca de 1,1 mil associados, dos quais estão inclusos servidores municipais de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.

 

Post: Elizabeth Novaes 

Foto: Erica Lanzana

 
News Reporter